Topo

André rebate críticas sobre peso e revela que está jogando lesionado: "estou forte, não gordo"

Andres atua com lesão no tornozelo e alega que ganhou massa muscular na Europa - Leonardo Soares/UOL
Andres atua com lesão no tornozelo e alega que ganhou massa muscular na Europa Imagem: Leonardo Soares/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

13/11/2012 06h01

O atacante André, parceiro de Neymar no ataque do Santos, desabafou sobre as criticas que vem sofrendo em relação ao seu peso. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o camisa 9 explicou o motivo de estar mais forte em seu retorno ao clube nesta temporada.

Além disso, André revelou que joga no sacrifício por causa de uma lesão no tornozelo direito. O jogador confessou que optou por atuar lesionado para ajudar o Santos durante o Campeonato Brasileiro, principalmente no período em que o time perdeu Neymar devido às convocações do craque para a seleção brasileira.

Em relação ao seu peso, André alega que ganhou 10 kg em dois anos por causa da massa muscular que adquiriu no período em que defendeu o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e o Bordeaux, da França. O atacante explica que sua taxa de gordura do corpo está em 10%, mesmo percentual de quando deixou o Santos há dois anos.  


“Estou forte. Naquela época (2010) eu tinha 18 anos, subindo para o profissional, de aparelho nos dentes, espinha no rosto. Hoje tenho 20 anos. As pessoas não entendem que ganhamos corpo. Eu não ganhei gordura, não estou gordo. O trabalho de academia é muito forte lá fora. Eu ganhei 10 kg de massa muscular. Na Europa, o que mais fazemos é academia, além dos suplementos”, afirmou André, que também explicou o motivo de atuar lesionado.

“O Muricy me chamou, perguntou se eu estava sentindo o tornozelo. Ele viu que estava inchado, estou de botinha, tomando injeção. Eu disse que queria jogar e até fiz gol contra o Botafogo-RJ. Estou jogando tomando injeção. O Neymar estava na seleção, precisava ajudar o Santos, fui para o sacrifício. Eu queria ajudar de algum jeito. Mesmo com dor. Acabei fazendo os gols, já foram sete”, explicou.

André também comentou sobre sua relação com Neymar dentro e fora de campo. O camisa 9 se diz impressionado com a evolução do craque e conta que os dribles incríveis do amigo não aconteciam com frequência nas categorias de base do Santos.  

Confira a entrevista exclusiva com o atacante André:

UOL Esporte: Você está acima do peso ou pelo menos ouviu criticas sobre isso em retorno ao Santos?
André
: Estou forte, pô. É engraçado, pois naquela época tinha 18 anos, subindo, de aparelho nos dentes, espinha no rosto. Hoje tenho 20 anos. As pessoas não entendem que amadurecemos, ganhamos corpo. O Neymar é bem diferente de 2010 também.  

UOL Esporte: Qual seu peso?
André
: Eu voltei com 88 kg, já perdi 4 kg, mas eu ganhei 10 kg de massa muscular, meu percentual de gordura continua o mesmo de 2010.

SANTOS ESTÁ NA BRONCA COM A CBF

  • Divulgação/Santos FC

    Santos quer compensação financeira da CBF por perda de vaga na Copa Libertadores de 2013


UOL Esporte: Por que se ganha peso atuando na Europa?
André
: Eu ganhei 10 kg de massa muscular. Na Europa, o que mais fazemos é academia. Eu voltei com 88 kg, mas meu percentual de gordura é o mesmo de 2010. Eu não ganhei gordura, não estou gordo. O trabalho de academia é muito forte lá fora. Imagina o Neymar sair daqui e voltar forte.

UOL Esporte: Apuramos que você joga lesionado. É verdade isso?
André:
As pessoas não sabem, mas estou lesionado. Estou de botinha, tomando injeção. Eu disse para o Muricy que queria jogar e fiz gol contra o Botafogo. Estou jogando tomando injeção. O Neymar estava na seleção, precisa ajudar o Santos. fui para o sacrifício. Eu queria ajudar d algum jeito. Mesmo com dor. Acabei fazendo gols com dor, já foram sete.

UOL Esporte: Por que você não trata a lesão no departamento médico. Não seria o correto?
André
: Quando eu parar, eu vou tratar, na pré-temporada. Vou ao sacrifício. Eu não deixo nem de treinar. Eu não gosto de departamento médico. Eu tenho pavor, não dá para ficar lá. Tem jogador de futebol que qualquer dorzinha está lá. No meu caso, eu tomo dura porque não vou lá.

UOL Esporte: Qual a diferença do André de 2010 e 2012?
André:
Estou mais maduro. Antigamente a gente só queria jogar bola, não tinha conta para pagar, nada. Hoje a responsabilidade é maior por estar ganhando bem, jogar em uma equipe grande, que temos que estar sempre ganhando títulos. É um André mais amadurecido.

UOL Esporte: É possível o Santos montar um time como aquele do Dorival Júnior, em 2010?
André
: Acho difícil, o time encaixou muito legal. O único jogador que o Santos gastou foi com o Robinho, quase todos eram da base, estavam no Santos. É muito difícil encontrar um time igual aquele. Éramos quase perfeitos, nós sabíamos onde cada um estava em campo. A sintonia era muito grande.

UOL Esporte: Você acha que a cobrança era menor naquela época?
André:
Cobrança tinha, mas o Neymar de antes não era o Neymar da seleção. O Ganso jogava muito, mas não era o 10 da seleção. Aquela época nós só queríamos jogar bola, fazer brincadeiras. Agora, envolve muita coisa por trás.

UOL Esporte: Você fez parte do início da Era Mano Menezes na seleção. Por que não foi a Olimpíada, fez algo de errado?
André:
Eu faria tudo do mesmo jeito, tudo que aconteceu. Fico um pouco triste, estava sendo convocado direto, a Olimpíada era um sonho, eu estava na lista, mas machuquei o tornozelo três semanas antes da convocação. Isso atrapalhou bem.

UOL Esporte: Valeu a pena deixar o Santos para jogar na Ucrânia?
André
: Valeu a pena pelo dinheiro, mas profissionalmente eu sei que atrapalhou um pouco. Fiquei sem jogar, longe do Brasil. Fui ganhar 20 vezes a mais do que eu ganhava aqui, não tinha como negar. Uma família humilde, podendo ajudar meu pai, minha mãe. Não joguei, mas foi válido.

UOL Esporte: O que foi mais difícil lá? O frio?
André:
O mais difícil foi ficar sem jogar. Jogava direto no Santos, e lá o treinador nem falava comigo. Eu chegava a seleção sem jogar, sem ritmo de jogo.

UOL Esporte: Você ficou perto de voltar ao Brasil para jogar no Flamengo ou Corinthians?
André:
O Corinthians me procurou, na época do Andrés. Quando o Corinthians tentou, o Santos veio em cima também. E minha vontade foi sempre querer voltar ao Santos. Mesmo o Corinthians me procurando eu queria o Santos. Se fosse para ganhar igual ou até um pouco menos eu voltaria para o Santos. Mas tive que voltar para o Dínamo. O diretor pedia para eu ficar, mas queria voltar para o Brasil. Voltei para jogar no Flamengo, estava quase certo, e joguei no Atlético-MG.

UOL Esporte: O que dizer do Atlético-MG, clube que também detém seus direitos hoje?
André
: Eu nem imagina que ia gostar tanto do Atlético. Sou apaixonado por Belo Horizonte. Eu cheguei no Brasileirão de 2011, estávamos brigando para não cair, fiz oito gols. Fiz pré-temporada, fui o craque do Mineiro, fomos campeões invictos.

UOL Esporte: Ficaram mágoas por perder a posição de titular?
André
: Complicado explicar. Eu queria ficar no Atlético. Eu me dei muito bem, mas fui suspenso, me machuquei, o Jô começou a jogar, fazer gol. Fiquei um pouco chateado, pois fui o craque do Mineiro, artilheiro do time. Ninguém veio conversar comigo. Mas apareceu a proposta do Santos, era um clube que eu queria voltar e estou feliz aqui. Foi um ótimo negócio.

UOL Esporte: Santos ou Atlético no futuro?
André:
É melhor deixar rolar. O Santos é um clube que tenho um carinho enorme. É difícil falar o que vai acontecer, deixa acontecer. Eu quero fazer a pré-temporada aqui e começar muito bem. Nossa geração não ganhou ainda o Brasileiro.

UOL Esporte: Você joga com o Neymar desde a base do Santos. O que dizer dele?
André:
Foi o jogado que mais me senti a vontade de jogar ao lado. Fora de campo, somos grandes amigos, estamos sempre juntos. Ele evoluiu muito, demais. Ele não era igual hoje. Evoluiu demais. É bacana saber que o cara que subiu contigo esta assim. É o cara que mais gostei de jogar.

UOL Esporte: Você acha que ele evoluiu dente de campo. Na base ele já não fazia esses dribles incríveis?
André:
Foi acontecendo mais no profissional. Lógico que ele sempre foi habilidoso, mas tem coisa que ele não fazia. Ele aprendeu a fugir de faltas também.