Topo

Arena do Grêmio tem obras inacabadas e falha na segurança antes da inauguração

Gremistas tiram fotos da Arena após conseguir acesso antes do horário previsto  - Jeremias Wernek/UOL
Gremistas tiram fotos da Arena após conseguir acesso antes do horário previsto Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/12/2012 17h34

Menos de quatro horas antes do início do espetáculo de inauguração, a Arena do Grêmio ainda tem pontos bem ativos de operários. São retoques finais, como instalação de vidros na divisão de setores e ajuste em painéis de publicidade. Tudo diante dos olhos de alguns poucos torcedores que venceram a segurança e ingressaram no estádio antes do previsto.

“Eu tenho ingresso, mas passei pela catraca sem precisar mostrar nada”, disse um torcedor que tirava fotos na área da tribuna. O acesso livre se explica em parte pelo estacionamento. Ao comprar os bilhetes para a partida inaugural contra o Hamburgo, os adeptos podiam adquirir vagas nos estacionamentos da Arena.

A maioria das vagas fica já dentro do estádio, após os portões de acesso. Dali até alguns túneis de acesso ao estádio a distância é mínima. E bem antes do espetáculo esta área não tinha monitoramento rígido.

A falha na segurança foi corrigida logo depois. Ao perceber a presença de dezenas de torcedores, funcionários da Arena iniciaram um processo de evacuação.

Poucos metros depois dos infiltrados estava um grupo de seis operários. A missão: instalar vidros logo após o final de um setor da arquibancada. Tarefa cumprida sem dificuldade.

O suntuoso empreendimento tem cenas bem opostas. No túnel de acesso ao gramado imagens de grandes glórias do Grêmio. No chão, ainda poeira de cimento e lá no fim, campo perfeito.

No segundo andar, onde está montada uma estrutura para a entrevista coletiva pós-jogo, outros  detalhes ainda inacabados. Como o reboco da escadaria e os lustres. Lâmpadas são sustentadas por cabos simples. Um dos pilares estava sendo pintado enquanto o sistema de som encarava um teste final.

O Grêmio deu sua justificativa para a 'cara de obra' do estádio inaugurado neste sábado. Segundo o clube, houve desabastecimento de água na sexta-feira, quando todo local seria limpo, impossibilitando a lavagem de escadas e corredores, tirando a poeira, que tanto incomoda.

No vestiário, porém, tudo pronto. A sala do técnico Vanderlei Luxemburgo, a primeira porta a esquerda do local, tem cadeiras e mesas milimetricamente distribuídas. Por volta das 16h20 os funcionários do Grêmio chegaram ao local com o fardamento do time, bolas e demais utensílios comuns nas partidas.

*Atualizado às 18h53