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Seguradora dá 3 opções e ignora Palestra em nome para estádio do Palmeiras

Danilo Lavieri e Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

29/04/2013 10h41

A empresa de seguros Allianz, em conjunto com a WTorre, a AEG e a Bluebox, deu três opções de nome para o novo estádio do Palmeiras. As alternativas irão a voto popular em um hotsite. Entretanto, o torcedor não terá como escolher um nome que lembra o antigo estádio palmeirense, o Palestra Itália.

O UOL Esporte apurou que as três possibilidades que serão lançadas em um evento no fim da manhã desta segunda-feira serão Allianz 360, Allianz Parque e Allianz Center.

As escolhas foram feitas seguindo a tradição da empresa alemã na hora de dar nomes nas arenas pelo mundo. Em geral, o nome não faz referência ao time que é dono do estádio. Além disso, o batismo também não permite repetição. Ou seja, o nome Allianz Arena, por exemplo, foi descartado por esse já ser o nome da casa do Bayern de Munique.

A votação ficará aberta até o próximo dia 20 de maio. O hotsite da eleição será hospedado no Facebook.

CELEBRIDADES CUMPRIMENTAM PALMEIRAS PELO NOVO ESTÁDIO

Membros da cúpula palestrina, como o presidente Paulo Nobre e o ex-goleiro Marcos, por exemplo, não esconderam a predileção pelo nome Allianz Parque, já que o estádio era chamado de Parque Antártica: “É importante fazer referência a nossa história. Mas vamos respeitar o nome escolhido sempre”, comentou o mandatário alviverde.

Para enfatizar o caráter multiuso do complexo, a apresentação oficial da arena contou com a participação de celebridades do mundo do entretenimento, entre eles a cantora Jennifer Lopez, que apareceram em um vídeo promocional parabenizando o clube pelo estádio e dando um palpite para a escolhe do nome.

O tom foi dado pelos eventos que a Arena poderá abrigar além do futebol. Nos vídeos demonstrativos e nas declarações dos responsáveis pelo projeto, o conceito de que o espaço permite receber grandes shows de música e mesmo edições do UFC foi repetido à exaustão.

“Acreditamos não só no patrocínio no esporte, mas no conceito de naming rights. É uma novidade aqui no Brasil, mas é sucesso em outras partes do mundo. Temos a clara intenção de aliar a marca Allianz com a paixão do povo brasileiro, através do futebol”, afirmou Edward Lange, presidente da Allianz no Brasil.

A Allianz pagou R$ 300 milhões para dar o nome ao do estádio palmeirense por 20 anos. A tendência é que esse vínculo seja renovado por mais 10 anos, que é o prazo que a WTorre terá controle da casa alviverde.

A verba paga mais da metade dos R$ 500 milhões investidos pela construtora para a reforma do estádio. O detalhe é que esse montante será pago ao longo dos 20 anos, sem o formato de parcelamento divulgado. Nos cinco primeiros anos, o Palmeiras terá 5% do montante arrecadado pela construtora com patrocínios.

A previsão é de que o Palmeiras inaugure sua nova arena em 2014. Inicialmente, a casa seria aberta em 2013, mas problemas para fazer a arquibancada em cima de uma estrutura antiga, que não pôde ser demolida por impedimento da prefeitura, atrasou a obra.