Topo

Barça diz que Neymar custou 57 milhões de euros e prevê 'noites mágicas de futebol'

Neymar sorri em sua apresentação ao Barcelona, a realização de um sonho do jogador - David Ramos/Getty Images
Neymar sorri em sua apresentação ao Barcelona, a realização de um sonho do jogador Imagem: David Ramos/Getty Images

Adriano Wilkson

Do UOL, em Barcelona

03/06/2013 15h07

O Barcelona informou que a negociação de Neymar custou ao todo 57 milhões de euros (R$ 157 milhões). Segundo o vice-presidente de futebol Josep Maria Bartomeo, esse valor não ficou maior graças ao desejo sempre manifesto de Neymar de defender o time catalão.

A multa rescisória do contrato de Neymar com o time catalão agora é de 190 milhões de euros  - no Santos, a multa era de 65 milhões de euros, valorização de praticamente 200%.

Além do dinheiro pago pelo Barcelona, que será dividido entre Santos, o fundo DIS, o grupo de investidores Teisa e o próprio Neymar, o time catalão confirmou a realização de dois amistosos entre as duas equipes no segundo semestre; a renda será de cada clube mandante.

Por outro lado, o Santos se comprometeu com um acordo que dá privilégios ao Barcelona em futuras negociações envolvendo as categorias de base alvinegras.  

"Desde o primeiro instante, ele disse que queria vir ao Barça, que este era o clube onde ele queria jogar, e isso nos ajudou a não elevar muito as cifras pensadas antes", disse o Bartomeo em entrevista coletiva após a apresentação do atacante nesta segunda-feira.

Já o diretor técnico Andoni Zubizarreta, descreveu o primeiro documento que o Barcelona produziu sobre Neymar em janeiro de 2011, durante o Sul-Americano sub-20 do Peru. Era o primeiro resultado concreto da marcação cerrada que o time impingiria sobre o atacante nos dois anos seguinte.

REFORÇO DO BARCELONA É ´PAPARICADO POR 'NEYMARZETES' ESPANHOLAS

  • Adriano Wilkson/UOL

    A primeira aparição pública de Neymar como jogador do Barcelona foi o de sempre: várias crianças, muitas "Neymarzetes" barulhentas e algum empurra-empurra em troca de uma rápida visão do jogador.

    Mas nesta segunda-feira, antes de assinar o contrato como atleta azul-grená, o atacante ganhou um novo canto dos torcedores que se apertaram contra uma grade para lhe dar as boas vindas.

"Vou contar uma coisa que o Neymar ainda não sabe", começou o cartola. "O informe data de 31 de janeiro de 2011. Ele dizia que se tratava de um jogador personalidade incomum para sua idade. Era um jogador que assumia a responsabilidade no seu time, um jogador que não tinha uma localização exata no campo."

Zubizarreta também afirmou que o Barcelona sempre soube que Neymar se destacaria no mundo do futebol, mesmo dentro de um time com outros jovens promissores, como Lucas e Oscar. "O informe termina dizendo que era um dos melhores jogadores do mundo e continuaria despontando."

O diretor terminou seu elogio ao novo atacante do Barcelona com uma frase efeito. "Os grande jogadores estão nas grandes equipes. Estou seguro de que teremos muitas tarde e noites mágicas de futebol."