Topo

Neymar arranha portunhol e diz que ajudará Messi a seguir como o melhor do mundo

Adriano Wilkson

Do UOL, em Barcelona

03/06/2013 13h38

O Barcelona chamou esta segunda-feira de “Dia Neymar”. A recepção ao atacante brasileiro foi grandiosa. Na véspera do grande dia, o clube catalão esperava 70 mil torcedores no estádio Camp Nou. Eles não foram tantos (56.500 no total), embora estivessem bastante empolgados. 

O evento, a festa, o dia eram de Neymar, mas ele fez questão de exaltar Lionel Messi.

As primeiras palavras do brasileiro como atacante do Barcelona deixaram a sensação de que ele idolatra seu futuro companheiro.

"Me sinto muito feliz", disse o ex-santista. "Estou realizando um sonho de estar em mais que um clube. Quero ajudar o Barcelona e o Messi a continuar sendo o melhor do mundo."

Falando em português, ele precisou ser traduzido pela anfitriã da festa, uma moça que tentava arrancar do jogador o máximo possível de palavras em espanhol. Quando tentou falar na língua de seu novo clube, Neymar misturou um "portunhol" e acabou sendo pouco compreendido pelos donos da casa.

Em determinado momento, o brasileiro até deixou de compreender uma pergunta em espanhol. Quando questionado sobre o que tinha achado do estádio do Barcelona, Neymar respondeu: "Estou muito feliz, muito feliz"

Muito aplaudido desde seu primeiro passo no Camp Nou, ele teve o nome gritado por todo o estádio quando recitou a famosa saudação em catalão "Visca el Barça!" 

Também foi diversas vezes rodeado pelas crianças que estiveram no campo, crias das escolinhas de futebol do Barcelona, indício de que o clube pretende, com Neymar, aumentar o número de "niños" na torcida.

Dentro do estádio, Neymar seguiu o ritual das grandes estrelas contratadas pela equipe catalã. Ele fez embaixadinhas, foi chamado de "malabaristas" distribuiu sorrisos, gestos de agradecimento e bolas à torcida.

Em troca, foi saudado de pé durante a maior parte do tempo. Muitos fizeram aquele gesto característico de saudação a um rei. Cercado pelas crianças, o rei Neymar (ou "Príncipe", como prefere a imprensa espanhola) deu uma volta no campo.

"Estou bastante emocionado em ser jogador do Barcelona. Muita emoção estar aqui com vocês. Que Deus me abençoe", disse Neymar.

O uniforme de Neymar ainda não tem  número. A camisa 7 e a 11, preferidas, já têm donos: com Villa e Thiago Alcântara, respectivamente. Mas ambos têm propostas para sair do clube e podem ceder o uniforme ao novo astro. O clube espanhol montou grande operação midiática para recepcionar Neymar. Todos os detalhes de sua chegada à Espanha até a apresentação em campo foram transmitidos no site do Barcelona. Fotos e vídeos eram postados regularmente na página do clube na internet.

REFORÇO DO BARCELONA É ´PAPARICADO POR 'NEYMARZETES' ESPANHOLAS

  • Adriano Wilkson/UOL

    A primeira aparição pública de Neymar como jogador do Barcelona foi o de sempre: várias crianças, muitas "Neymarzetes" barulhentas e algum empurra-empurra em troca de uma rápida visão do jogador.

    Mas nesta segunda-feira, antes de assinar o contrato como atleta azul-grená, o atacante ganhou um novo canto dos torcedores que se apertaram contra uma grade para lhe dar as boas vindas.

Neymar chegou à cidade de Barcelona na manhã desta segunda-feira (horário de Brasília) acompanhado da namorada Bruna Marquezine, do pai Neymar Santos, do empresário Vagner Ribeiro e dos amigos.

Do aeroporto, ele seguiu para o clube, onde primeiramente posou em frente ao escudo do Barça apenas para a imprensa. Depois ele fez exames clínicos na sede do clube. Aprovado pelo médico, o atacante brasileiro se encontrou com a diretoria do Barcelona, onde recebeu uniforme do clube.

Apresentado oficialmente, Neymar retorna ao Brasil para se reapresentar ao elenco nacional, que disputará a Copa das Confederações.