Topo

Grêmio inicia procura por novo treinador e não descarta volta de Renato Gaúcho

Renato Gaúcho pode voltar ao Grêmio com a demissão de Vanderlei Luxemburgo - Tárlis Scheider/Agência Freelancer
Renato Gaúcho pode voltar ao Grêmio com a demissão de Vanderlei Luxemburgo Imagem: Tárlis Scheider/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/06/2013 19h27

O Grêmio já virou a página. Passada demissão de Vanderlei Luxemburgo, o departamento de futebol manteve reuniões internas e com profissionais do clube na tarde e noite deste sábado. Os contatos para procura do novo treinador já começaram e Renato Gaúcho não está descartado.

No entanto ainda não houve contato algum com o empresário ou o próprio técnico. O diretor executivo de futebol, Rui Costa, garante que o momento é de sondagens e de muitos nomes oferecidos. Porém, não houve conversa com o ex-atacante.


"Não fiz nenhum contato com o Renato ou seu empresário. Ele é um profissional que está no mercado, como vários estão. Alguns vinculados a clubes, outros não. É um nome que está sendo citado por toda ligação que tem com o clube. Mas não houve contato até o momento", falou Rui ao UOL Esporte.

O nome não foi descartado, como a rigor nenhum foi. A avaliação do dirigente gremista traça um paralelo entre o mercado de atletas e de treinadores, com participação ativa de empresários e nomes sendo repetidamente oferecidos.

"O Grêmio jamais entraria em contato com algum profissional antes de tomar a decisão de tirar o Vanderlei. Isso foi ultimado ontem [sexta-feira] à noite. A partir daí começamos as sondagens. O mercado é muito semelhante ao de jogadores. Há empresários que ligam, oferecem treinadores. Mas o Grêmio trabalha dentro de um bom prazo", falou.

O presidente Fábio Koff, em entrevista coletiva, abriu a possibilidade de efetivação de Roger Machado como técnico do time. No entanto não parece ser a possibilidade mais forte no momento. O Grêmio está analisando o mercado e terá o mesmo expediente neste domingo.

GRÊMIO SURPREENDE E DEMITE VANDERLEI LUXEMBURGO NESTE SÁBADO


"Estamos conversando muito. Falamos durante o dia, amanhã seguiremos fazendo isso. Hoje nosso principal compromisso era com os jogadores, com a imprensa, a torcida, com o Roger [Machado, auxiliar técnico] e com a comissão técnica. Demos tranquilidade a todos. Houve modificação de peças, mas o projeto continua", definiu Rui.

Além de Renato Gaúcho e Roger, outros nomes especulados no Tricolor são: Muricy Ramalho, Cristovão Borges e Celso Roth. No entanto, nenhum deles tem o mesmo apoio popular dos ex-atletas do clube, principalmente Portaluppi.