Topo

Cruzeiro prepara tour pelo interior de MG para ampliar número de sócios

Cruzeiro aposta em viagens ao interior de Minas Gerais para tentar angariar mais sócios em 2014 - Washington Alves/Vipcomm
Cruzeiro aposta em viagens ao interior de Minas Gerais para tentar angariar mais sócios em 2014 Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

07/11/2013 06h03

Considerado pela diretoria um dos grandes responsáveis pelo momento positivo que o Cruzeiro vive em 2013, o plano de sócios da equipe mineira terá uma nova alavanca a partir do início do próximo ano. A diretoria montará um tour pelo interior do Estado para tentar ampliar a distribuição geográfica dos filiados.

A conta da diretoria do Cruzeiro é que o clube tem sócios em apenas 400 cidades de Minas Gerais. O Estado é formado por 853 municípios, 15,5% do total do país.

“Temos um número expressivo de torcedores em Minas Gerais e precisamos aproveitar isso. Em alguns municípios, mais de 50% das pessoas são cruzeirenses”, disse Marcone Barbosa, diretor de marketing da equipe mineira.

O tour que a diretoria pretende promover pelo interior do Estado terá elementos sobre a história, as conquistas e os ídolos do Cruzeiro. Além disso, é possível que o clube faça ações voltadas a desenvolver nos torcedores o interesse de se associar à equipe.

Segundo dados do site do movimento “Por um futebol melhor”, desenvolvido pela Ambev, o Cruzeiro tem 40.769 sócios adimplentes. O time mineiro é o sexto colocado no ranking nacional do site, atrás de Internacional, Grêmio, Santos, Corinthians e Flamengo.

As mensalidades dos planos de sócios do Cruzeiro variam de R$ 100 a R$ 330, e o clube contabilizava apenas 7 mil filiados no início do ano. O incremento é tratado pela diretoria como uma das chaves para o sucesso da equipe, que lidera o Campeonato Brasileiro com 13 pontos de vantagem para o segundo colocado Atlético-PR.

Essa campanha positiva, aliás, vai ser muito valorizada pela diretoria do Cruzeiro no projeto para angariar novos adeptos. “Nosso torcedor tem um perfil bem específico. Há torcidas que são mais ligadas a ídolos e jogadores, mas a nossa tem uma coisa muito forte com os títulos”, contou Barbosa.

Ainda assim, a diretoria pretende usar jogadores em ações para os torcedores que já são sócios. Inicialmente, o Cruzeiro tem planos para iniciativas com Éverton Ribeiro, Willian e Júlio Baptista. O teor, porém, ainda é mantido em sigilo.