Topo

Benfica revive maldição e Sevilla é campeão da Liga Europa nos pênaltis

Do UOL, em São Paulo

14/05/2014 18h32

Há 52 anos, o Benfica levantou o título da Liga dos Campeões, com o famoso time de Eusébio. Desde então, foram oito finais de competições europeias, e oito vices. A maldição se manteve nesta quarta-feira, quando o time português foi melhor que o Sevilla durante todo o jogo e prorrogação, mas caiu nos pênaltis: 0 a 0 na partida, 4 a 2 para os espanhóis nas penalidades. Terceiro título do Sevilla na Liga Europa.

Desde que o time de Eusébio levantou a taça da Liga dos Campeões em 1962. São cinco derrotas em finais da Liga dos Campeões e três em decisões de Liga Europa. Em 2013, o time português foi vice para o Chelsea levando gol aos 48 minutos do segundo tempo: ou seja, segundo vice seguido de forma dramática.

Já o Sevilla revive história passada há sete anos: em 2007, o clube levantava o bicampeonato da Liga Europa nos pênaltis, batendo o Espanyol. Desde então, nenhuma final da competição havia sido decidida nas penalidades. Até esta quarta-feira, quando o Sevilla repetiu o feito e se tornou três vezes campeão do segundo principal torneio de clubes da Europa.

O time atual repete o feito de uma equipe que os brasileiros reconhecerá boa parte dos atletas ao olhar a escalação: o time de 2007 contava com Daniel Alves, Luís Fabiano, Renato e Adriano.

O jogo

Após 0 a 0 em que o Benfica foi melhor em campo, o Sevilla provou que valeu a pena jogar na retranca e quase abdicar do ataque: converteu as quatro cobranças que teve, e viu o paraguaio Cardozo e o brasileiro naturalizado espanhol Rodrigo errarem suas batidas.

Gameiro fez o gol do título, com cobrança forte no canto esquerdo do goleiro Oblak. Coke, Mbia e Bacca também anotaram para os espanhóis. Do lado do Benfica, os brasileiros Lima e Luisão converteram.

A maldição

O treinado húngaro Bella Guttmann levou o Benfica aos títulos europeus de 1961 e 1962. Ao se desentender com dirigentes do clube no ano seguinte, deixou o Benfica e fez uma afirmação em tom de maldição: o time jamais levaria uma taça europeia pelos próximos 100 anos. Por enquanto, ele está certo...