Benfica revive maldição e Sevilla é campeão da Liga Europa nos pênaltis
Há 52 anos, o Benfica levantou o título da Liga dos Campeões, com o famoso time de Eusébio. Desde então, foram oito finais de competições europeias, e oito vices. A maldição se manteve nesta quarta-feira, quando o time português foi melhor que o Sevilla durante todo o jogo e prorrogação, mas caiu nos pênaltis: 0 a 0 na partida, 4 a 2 para os espanhóis nas penalidades. Terceiro título do Sevilla na Liga Europa.
Desde que o time de Eusébio levantou a taça da Liga dos Campeões em 1962. São cinco derrotas em finais da Liga dos Campeões e três em decisões de Liga Europa. Em 2013, o time português foi vice para o Chelsea levando gol aos 48 minutos do segundo tempo: ou seja, segundo vice seguido de forma dramática.
Já o Sevilla revive história passada há sete anos: em 2007, o clube levantava o bicampeonato da Liga Europa nos pênaltis, batendo o Espanyol. Desde então, nenhuma final da competição havia sido decidida nas penalidades. Até esta quarta-feira, quando o Sevilla repetiu o feito e se tornou três vezes campeão do segundo principal torneio de clubes da Europa.
O time atual repete o feito de uma equipe que os brasileiros reconhecerá boa parte dos atletas ao olhar a escalação: o time de 2007 contava com Daniel Alves, Luís Fabiano, Renato e Adriano.
O jogo
Após 0 a 0 em que o Benfica foi melhor em campo, o Sevilla provou que valeu a pena jogar na retranca e quase abdicar do ataque: converteu as quatro cobranças que teve, e viu o paraguaio Cardozo e o brasileiro naturalizado espanhol Rodrigo errarem suas batidas.
Gameiro fez o gol do título, com cobrança forte no canto esquerdo do goleiro Oblak. Coke, Mbia e Bacca também anotaram para os espanhóis. Do lado do Benfica, os brasileiros Lima e Luisão converteram.
A maldição
O treinado húngaro Bella Guttmann levou o Benfica aos títulos europeus de 1961 e 1962. Ao se desentender com dirigentes do clube no ano seguinte, deixou o Benfica e fez uma afirmação em tom de maldição: o time jamais levaria uma taça europeia pelos próximos 100 anos. Por enquanto, ele está certo...
10 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Mas tá uma brincadeira esse pessoal da redação, hein? Olha aqui: "Desde que o time de Eusébio levantou a taça da Liga dos Campeões em 1962. São cinco derrotas em finais da Liga..." Mais adiante achei: "O time atual repete o feito de uma equipe que os brasileiros reconhecerá boa parte dos atletas..." Que beleza...e viva a língua portuguesa, sendo arrombada por um gigante veículo de comunicação!!!
Bella Guttmann foi um excelente treinador, campeão em todos os lugares por onde passou, já faz 33 anos que ele nos deixou mas sua maldição continua viva, pediu um merecido aumento depois de ter sido bicampeão europeu com o Benfica em 61-62 e acabou demitido do clube, agora o Benfica vai ter que ficar até 2062 sem saber o que é levantar uma taça européia...bem feito!!!