Topo

Apresentação tem Felipão piadista e clima de show com plateia de cartolas

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/07/2014 12h03

A entrevista coletiva de Luiz Felipe Scolari foi pouco habitual. Nesta quarta-feira, Felipão subiu ao palco esbanjando bom humor. Piadas com o presidente Fábio Koff, sobre jornalistas conhecidos, até Vanderlei Luxemburgo, arrancaram gargalhadas dos presentes. E mais forte que os risos foram os aplausos de uma 'plateia' montada por conselheiros presentes nas cadeiras do auditório da Arena.

O tom piadista partiu, primeiro, do presidente Fábio Koff. Ao dar para o técnico uma manta do clube, Koff disparou: "Pé quente eu sei que tu sempre foste. Agora queremos esquentar o teu pescoço", disse o mandatário.

Ao ver que a sacola que carregava os presentes, manta e uma camisa com número um, havia ficado vazia, Koff completou. "A sacola vazia vai passar de mão em mão para pagar o salários", sorriu.

Logo de cara, Felipão tomou o mesmo tom. As primeiras palavras sérias agradeciam a oportunidade. Mas ao relatar o encontro com o mandatário gremista, na terça, arrancou risos dos presentes.

"Ontem quando nos encontramos, conversamos, almoçamos, e diga-se de passagem eu paguei o almoço", brincou. "Não foi bem assim", contrariou o presidente.

Os sorrisos seguiram quando Felipão encontrou um jornalista conhecido. Luís Henrique Benfica, do jornal Zero Hora. "Oi Benfiquinha. Lembro de ti. Não cresceu", disse se referindo a estatura do jornalista. "Não cresceu em tamanho, mas profissionalmente muito", completou novamente em bom tom.

Até Luxemburgo virou motivo de piada. Em uma resposta Felipão usou o termo 'projeto' e brincou de novo. "Eu não poderia falar isso, mas vim pelo projeto. É um termo muito usado pelo Vanderlei. Eu estava usando plano. Mas não consegui me segurar. Então, tudo bem, vamos falar projeto", sorriu.

Por fim, Fábio Koff voltou a ser alvo de Felipão humorista. "Duas horas depois do jogo do Grêmio, tocou o telefone. Olga [esposa de Felipão] atendeu e disse: é o doutor Fábio [Koff, presidente do Grêmio], com essa voz aí só pode ser ele", riu.

As gargalhadas de todos só não superaram palmas. Quando apareceu e quando descartou voltar a falar sobre a goleada sofrida pela seleção brasileira por 7 a 1 na Copa do Mundo, o técnico foi aplaudido. E não por jornalistas, mas por uma série de conselheiros do clube e vice-presidentes presentes na sala de conferências. Até mesmo o ex-jogador Jardel, comandado pelo treinador nos anos 90, estava entre os presentes. Gritos de 'Da-lhe Grêmio' ecoaram. E a platéia seguiu no 'Talk Show' do ex-técnico da seleção.

Felipão assume o Grêmio com contrato de seis meses. O comandante confirmou que irá estrear apenas no clássico Gre-Nal do dia 10 de agosto. Até lá, irá resolver problemas particulares. O auxiliar André Jardine assume o time de forma interina e comanda a equipe diante do Vitória, no sábado.