Topo

"Eu também preciso de abraço, de carinho", diz Felipão na volta ao Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/07/2014 11h25

Felipão voltou para casa. Um mês após a derrota do Brasil para a Alemanha por 7 a 1 pela semifinal da Copa do Mundo, Luiz Felipe Scolari foi apresentado e retorna ao Grêmio 18 anos depois de sua saída. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (31), o treinador disse que aceitou trabalhar no clube de Porto Alegre por ser o único onde receberia o carinho e o abraço de que precisa neste momento.

"O que eu quero dizer é que se eu pensei ou fui induzido a pensar em voltar ao futebol depois de terminar um trabalho em que tinha outra ideia na minha mente, o único time que eu pensaria seria o Grêmio. Todo mundo sabe que sou gremista, todo mundo sabe que aqui sempre foi minha casa. O único convite que eu aceitaria seria o Grêmio. Voltaria neste momento, que eu também preciso de um abraço, de um carinho, de pessoas que me ajudem, o Grêmio é este time", afirmou. "Nada me faz mais feliz que estar aqui hoje", completou.

No Grêmio, Felipão se projetou para o futebol nacional e foi fundamental na era mais vitoriosa da história do clube. Entre 93 e 96, conquistou dois Campeonatos Gaúchos, um Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Agora, revê o Grêmio em momento totalmente diferente. O Tricolor não vence um título sequer desde 2010.

"A ideia é seguir além dos seis meses iniciais. Para repetir os anos 90 quando formamos aquele grupo. Temos ideia de repetir a formação de um grupo jovem, como formamos naquela época. Começamos um trabalho de renovação com uma ida minha assistir jogos dos juvenis. De lá saíram Émerson, Roger, Carlos Miguel. Vejo no Grêmio muitos jovens e me informei sobre a base. Vejo que podemos montar um grupo com o tempo e essa identificação pode existir", afirmou.

Logo de cara, a ideia que a torcida gremista sequer relaciona o técnico ao vexame da seleção brasileira ficou evidente. Foram cerca de 200 torcedores vibrando com a chegada no aeroporto Salgado Filho. Lá, ele atendeu os presentes, deu autógrafos e foi ovacionado.

"O Grêmio é isso, gente. E eu me orgulho do clube que presido porque o Grêmio desde os velhos presidentes soube superar as dificuldades. A grandeza do Grêmio está refletida em seus 110 anos de história. Construída não por presidentes ou diretores, mas por número ou sem número de pessoas anônimas, que vibram, torcem e colaboram. Eu acredito no Grêmio, na suas raízes históricas, acredito no teu trabalho, Felipão", disse o presidente Fábio Koff.

"Desde que voltei ao Grêmio meu objetivo era trazer o Luiz Felipe de volta. Hoje é um momento muito feliz para nós.Encontrei um Felipão com a mesma vontade de 18 anos atrás. E isso é uma das virtudes deste extraordinário treinador", completou.

O técnico será apresentado ao elenco na tarde desta quarta-feira. Mas a estreia será adiada. Ele retorna imediatamente a São Paulo para resolver problemas particulares e acompanhará de fora a partida contra o Vitória, em Salvador. A estreia ocorrerá no clássico Gre-Nal.