Topo

Real Madrid fica devendo e perde para a Fiorentina em amistoso na Polônia

Do UOL, em São Paulo

16/08/2014 17h38

É perceptível que a equipe do Real Madrid ainda precisa evoluir neste começo de temporada. Apesar do elenco recheado de estrelas, o time comandado por Carlo Ancelotti mostra um pouco de falta de entrosamento, e ficou devendo futebol na derrota por 2 a 1 diante da Fiorentina, em amistoso realizado neste sábado, na Polônia.

O treinador italiano optou por não colocar em campo todos os reforços contratados após a Copa do Mundo. O goleiro Keylor Navas começou jogando, assim como James Rodriguez. Já Toni Kroos ficou no banco. A Fiorentina apostou no artilheiro Mario Gomez – seu companheiro de ataque, Giuseppe Rossi, está machucado.

As fases do jogo: A Fiorentina não se intimidou com a força do rival, e começou o jogo se aventurando bastante ao ataque. Logo no começo, porém, sofreu com um lampejo da especialidade do time espanhol: o contragolpe. Cristiano Ronaldo arrancou do campo de defesa, e deu um lindo passe para Di Maria, que devolveu na medida. Gol do português, 1 a 0, aos 16 minutos.

A falta de ritmo, porém, pesou. Xabi Alonso, mal na partida, perdeu uma bola no campo de defesa – o oportunista Mario Gomez aproveitou e, de cabeça, empatou. Os italianos cresceram no jogo, que teve chances para os dois lados até o intervalo.

A segunda etapa trouxe Kroos e Benzema – Cristiano Ronaldo e o apagado James Rodriguez deixaram o gramado. O alemão e o francês entraram ligados no jogo, e, ao lado de Di Maria, incomodaram a defesa. Foi Marcos Alonso, porém, da Fiorentina, que balançou as redes em uma bonita jogada individual aos 24 minutos. Di Maria quase empatou no finalzinho, com um toque por cima do goleiro Neto, mas mandou para fora.

O melhor: Montella – Contra um time muito superior tecnicamente, o treinador da Fiorentina conseguiu, apostando em um meio de campo forte, jogar de igual para e sair com a vitória.

Os pioresXabi Alonso e James Rodriguez – O volante espanhol acusou uma clara falta de ritmo: lento, desperdiçou bolas no ataque e entregou um gol para o adversário. O colombiano, artilheiro da Copa do Mundo, ficou muito escondido na marcação e participou pouco do jogo.

A chave do jogo: Falhas defensivas do Real. Os gols da Fiorentina saíram em dois vacilos da defesa madrilenha: primeiro com Xabi Alonso, que perdeu a bola, depois com Arbeloa, que furou e foi facilmente driblado.

Toque dos técnicos: O Real mantém o estilo implementado por Ancelotti na temporada passada, com toque de bola preciso e contra-ataques letais pelas pontas. Falta entrosar as novas contratações. Já Montella continua o bom trabalho na Fiorentina, quarta colocada no Italiano 13/14, apostando em quatro jogadores de passe e posse de bola no meio: Aquilani, Pizarro, Borja Valero e Vargas.

Para lembrar:

Gramado nada padrão Fifa A grama do Estádio Nacional em Varsóvia, na Polônia, não contribuiu para o jogo. Seco e esburacado, o palco do jogo esteve longe do padrão visto na Copa do Mundo e na maioria dos estádios europeus.

Estreia de Navas Destaque da Costa Rica na Copa, Keylor Navas sofreu dois dois gols, mas não teve culpa em nenhum. Fez uma grande defesa em chute de Vargas no segundo tempo, e teve seu nome gritado pela torcida.