Topo

Após abrir mão de Pirlo, novo técnico da Itália bate a Holanda na estreia

Do UOL, em São Paulo

04/09/2014 17h39

No primeiro jogo após a decepção na Copa do Mundo no Brasil, a Itália derrotou a Holanda por 2 a 0 nesta quinta-feira, em partida amistosa realizada na cidade de Bari. Ciro Immobile e Daniele De Rossi marcaram os gols dos donos da casa antes mesmo dos dez minutos de partida.

A partida contra os holandeses marcou a estreia de Antonio Conte, técnico que comandou com sucesso a Juventus nas últimas temporadas. O trabalho do novo treinador começa sinalizado por um possível fim de ciclo do ídolo Andrea Pirlo na seleção italiana.

O jogador de 35 anos foi descartado da convocação para o amistoso, o primeiro após a Copa no Brasil. Em junho passado, o campeão mundial de 2006 anunciou a despedida da Azzurra após o Mundial, mas depois voltou atrás semanas depois. Outro veterano, o goleiro Buffon ficou no banco nesta quinta-feira, vendo o titular Sirigu atuar.   

Outro descarte inicial de Conte é Mario Balotelli. Principal referência de ataque dos anos Cesare Prandelli, o atacante do Liverpool também não foi convocado para o compromisso contra os holandeses. No entanto, Conte afirmou que pode aproveitar o jogador mais adiante.

Nesta quinta Conte estreou com uma formação bem diferente daquela que a Itália exibiu em junho passado durante a Copa do Mundo no Brasil, apostando em nomes como Astori, Darmian e Zaza.

E o jovem Simone Zaza acabou sendo o grande destaque do amistoso, incomodando a marcação da Holanda pela lado direito do ataque italiano e fazendo o goleiro Cillessen trabalhar. O atacante de 23 anos do Sassuolo ainda conseguiu um pênalti para sua seleção, que redundou na expulsão de um adversário.

A Itália abriu o placar nesta quinta logo aos 3min do primeiro tempo, quando Immobile recebeu lançamento por cima da defesa, cortou o goleiro Cillessen e empurrou para as redes. Cinco minutos depois Martins Indi derrubou Zaza na área e foi expulso. De Rossi converteu o pênalti com tranquilidade e ampliou o placar.    

Para a Holanda, o amistoso em Bari marcou o início da fase pós-Van Gaal. O comando agora é do experiente Guus Hiddink, que estará à frente de um período de transição, já com projeto de entregar o cargo a Danny Blind daqui a dois anos, após a Euro 2016.

Com um problema no tornozelo, Arjen Robben não foi levado ao amistoso na Itália. Mas nomes das últimas Copas seguem no time holandês, como De Jong, Sneijder, Kuyt e Van Persie.