Topo

Com golaço e show de Isco, Espanha vence Belarus nas eliminatórias da Euro

Do UOL, em São Paulo

15/11/2014 19h37

A Espanha não teve dificuldades para vencer (3 a 0) em casa Belarus neste sábado pelas eliminatórias da Euro. A vitória foi construída principalmente pelos pés do meio-campista Francisco Román, apelidado de Isco, que fez sua estreia como titular da seleção espanhola. Ele acertou um chute de rara precisão no primeiro tempo, no ângulo, além de ter mostrado um leque variado de dribles e habilidades. O volante Sergio Busquets, também de fora da área, marcou o segundo. Pedro, na etapa final, o terceiro.

O triunfo em Huelva, no sudoeste da Espanha, é o terceiro da seleção em quatro jogos do grupo C da Euro, liderado pela Eslováquia, que venceu a Macedônia neste sábado. Espanha e Ucrânia vêm logo atrás com 9 pontos. Já Belarus, sem vitórias em quatro jogos, está longe da zona de classificação.

Fases do jogo. A Espanha foi absoluta desde o começo e controlou a posse de bola sem dar muita oportunidade para seus adversários. Belarus só podia se defender, mas pouco pode fazer quando Isco acertou um chute incrível de fora na gaveta do goleiro. O gol derrubou a resistência bielorrussa, e a Espanha chegou ao segundo tento exatamente um minuto depois, com outro chute de fora da área, agora de Busquets.

Com o controle da posse de bola e sem ser ameaçada em sua área, a Espanha continuou uma pequena pressão para aumentar o placar. O centroavante Alcácer, que substituiu o lesionado Diego Costa, teve algumas chances, mas quem chegou ao terceiro foi o barcelonista Pedro, depois de troca de passes pela direita do ataque. Os vinte minutos finais foram extremamente parados, com os dois times conformados com o placar.

O melhor. Isco. O meia-atacante do Real Madrid fez o que quis na sua estreia como titular na seleção. Além do golaço de fora da área, Isco alternou dribles eficazes e toques de classe para dominar o meio-campo do jogo. No segundo tempo, como todo o time, reduziu o ritmo. Mesmo assim, foi reverenciado pela torcida ao sair de campo.

Chave do jogo. O tiki-taka espanhol. Trocam-se os nomes e, ele continua lá. O estilo de jogo imortalizado pela seleção espanhola a partir de 2008, campeã da Euro naquele ano e da Copa do Mundo em 2010, parece intacto. Eles não deixam o adversário tocar na bola e quando a perdem, não permitem ao outro lado respirar enquanto não recuperarem o balão.

Toque dos técnicos. Mesmo sem alguns de seus principais jogadores, Vicente Del Bosque conseguiu manter o tradicional estilo de jogo espanhol. Troca de passes, dinamismo, paciência e eficiência no ataque levaram a seleção a uma vitória tranquila em Huelva.

Para lembrar.

Ausência. A Espanha jogou com vários desfalques neste sábado. Iniesta, Diego Costa, Tiago Alcântara, Fábregas foram alguns dos jogadores que, machucados, não foram convocados por Vicente Del Bosque.

Isco desponta. O meia de 22 anos já é convocado pela seleção desde 2012, mas pela primeira vez jogou como titular. Com uma atuação segura e eficiente (e um golaço), ele desponta como um dos principais nomes da renovação da equipe, que fracassou no Mundial do Brasil.

Alemanha. A seleção espanhola terá um importante amistoso na próxima terça-feira. Eles enfrentarão os atuais campeões do mundo em Vigo.