Topo

Fernandinho compara recepção da torcida do Liverpool a São Januário

Delegação do City foi agredida na chegada ao Anfield Road antes de jogo da Champions - PAUL ELLIS/AFP
Delegação do City foi agredida na chegada ao Anfield Road antes de jogo da Champions Imagem: PAUL ELLIS/AFP

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester

07/04/2018 18h06

A recepção hostil da torcida do Liverpool na chegada da delegação do Manchester City ao Anfield Road na última quarta-feira ainda é assunto na Inglaterra. O volante Fernandinho comparou o episódio a um que viveu no Brasil há quase 14 anos.

“Foi normal. A mesma coisa do que chegar em São Januário em 2004. Lá jogaram pedra, aqui arremessaram garrafas. O mais importante é que ninguém se feriu”, disse o brasileiro neste sábado (7), após a derrota por 3 a 2 para o Manchester United no Etihad Stadium, pelo Campeonato Inglês.

Na chegada ao estádio de Anfield, o ônibus do City foi alvo de objetos atirados pela torcida anfitriã mesmo tendo alterado a rota para evitar incidentes. Dois policiais acabaram feridos. Em campo, o time da casa venceu por 3 a 0 e ficou bem perto de garantir a vaga na semifinal da Liga dos Campeões. O jogo de volta é nesta terça, em Manchester.

Já o episódio de São Januário ao qual Fernandinho se referiu aconteceu em dezembro de 2004, quando ele ainda defendia o Atlético-PR e fazia parte da delegação rubro-negra que foi alvo de torcedores do Vasco na chegada ao estádio para partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. A equipe carioca venceu por 1 a 0, escapou do rebaixamento e ainda fez com que os paranaenses perdessem a liderança para o Santos – que confirmou o título na rodada seguinte.

Fernandinho falou também sobre o jogo deste sábado, em que o Manchester City abriu 2 a 0, resultado que garantiria a conquista antecipada do Inglês, mas cedeu a virada para o maior rival no segundo tempo. 

“Fizemos um primeiro tempo excelente, com oportunidade de fazer quatro ou cinco gols, mas infelizmente não conseguimos. Futebol é baseado nisso. Se você faz gol você ganha, se não conseguir, é punido”, lamentou.

O amplo domínio dos donos da casa no primeiro tempo ocorreu mesmo sem a presença de nomes como De Bruyne, Agüero e Gabriel Jesus, que ficaram no banco. Mas o nível não foi mantido nos 45 minutos finais. O trio até entrou em campo na etapa complementar, sem, no entanto, evitar o revés e o adiamento do título nacional.

“Eles (United) têm uma maneira de jogar que é marcação mano a mano no meio de campo, por isso a opção de ter Bernardo (Silva) e Sterling, com superioridade numérica na zona. No segundo tempo eles apertaram a marcação e colocaram dois jogadores do meu lado, uma zona bem difícil de marcar. Não conseguimos encontrar uma forma ideal de defender e também de atacar como fizemos no primeiro tempo”, concluiu Fernandinho.