Topo

TJD denuncia presidente do Palmeiras por declaração sobre "Paulistinha"

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

02/05/2018 17h42

O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, foi denunciado pela procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) pelas declarações dadas após a final do Campeonato Paulista. Ele chamou o torneio de "Paulistinha" e disse que o campeonato estava manchado, logo depois da derrota para o Corinthians nos pênaltis.

Galiotte foi denunciado no artigo 258, parágrafo 2º-II, que fala em "assumir conduta contrária à disciplina e à ética desportiva" e "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões". A audiência está marcada para a próxima segunda-feira (7), a partir das 16h30 (de Brasília), e a pena prevista é de 15 a 180 dias de suspensão.

As declarações do presidente alviverde aconteceram devido à polêmica de arbitragem da final, na qual o juiz Marcelo Aparecido mandou voltar um pênalti marcado sobre Dudu após oito minutos de confusão. O Palmeiras sustenta que houve interferência externa ilegal na decisão da arbitragem e pede no TJD a impugnação da final.

Oficialmente, o Palmeiras está rompido com a Federação Paulista de Futebol, que até devolveu um camarote que usava no Allianz Parque. Para retomar as relações, o clube exige a implantação do árbitro de vídeo no Paulistão de 2019, a gravação de todas as conversas entre os integrantes da equipe de arbitragem e uma "reavaliação criteriosa" do departamento de arbitragem da FPF.