Topo

Caiu em Itaquera já era? Corinthians perde força em casa no início de 2018

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

09/05/2018 04h00

O Corinthians vive a fase mais delicada na temporada 2018 em meio a uma série de partidas sem vitórias. O time alvinegro tem a chance de se reabilitar diante do Vitória nesta quinta-feira, mas precisará reencontrar a força registrada nos últimos quatro anos na Arena de Itaquera.

A equipe de Fábio Carille passa por uma situação incomum no estádio, com resultados ruins seguidos diante do seu torcedor. No último domingo, por exemplo, o Corinthians ficou no empate por 1 a 1 com o Ceará no duelo válido pelo Campeonato Brasileiro.

Já o título estadual foi conquistado na casa do Palmeiras depois de uma derrota corintiana em Itaquera na primeira final. O time alvinegro também saiu derrotado do gramado da Arena Corinthians quando mediu forças com o São Bento, ainda na fase de grupos do Paulistão.

A lista de decepções ainda traz o revés para o Independiente, na semana passada, em um jogo marcado pelo amplo domínio dos argentinos na primeira etapa. Assim como aconteceu contra o Palmeiras nas finais, o Corinthians se saiu melhor como visitante ao derrotar o rival em Avellaneda.

Corinthians - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Independiente saiu de Itaquera com a vitória
Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Com três derrotas em apenas dez partidas em Itaquera em 2018, o Corinthians tem seu pior início de temporada no estádio. O mesmo número foi registrado em 2015 e 2017, quando o time entrou em campo mais de 30 vezes em cada uma dessas temporadas.

Más lembranças

O confronto desta quinta-feira também traz à tona a derrota do Corinthians para o Vitória no ano passado. O time baiano, que já era comandado pelo técnico Vagner Mancini, colocou fim a uma sequência de 34 jogos sem derrotas da equipe de Carille.

Na mesma temporada, um empate com o Inter em Itaquera teve um desfecho amargo para os corintianos. Naquela oportunidade, a equipe alvinegra vivia uma situação parecida com a atual.

Depois de um empate no Beira-Rio na partida de ida das oitavas da Copa do Brasil, o Corinthians foi superado nos pênaltis após outro placar por 1 a 1 no tempo regulamentar.

A queda entrou para a lista de fracassos corintianos na Arena. Em 2015, a equipe foi eliminada em Itaquera pelo Palmeiras (Paulistão), Santos (Copa do Brasil) e Guaraní-PAR (Libertadores) e viu o filme se repetir no ano seguinte, com derrotas para Audax (Paulistão)e Nacional-URU (Libertadores).

O Corinthians precisa de um triunfo simples sobre o Vitória para avançar às quartas de final da Copa do Brasil. Um empate leva a decisão para os pênaltis. A equipe baiana se classificará no tempo normal com qualquer vitória em Itaquera.

Três dias depois, os corintianos voltam a encarar um grande desafio diante do seu torcedor. O adversário da quinta rodada do Campeonato Brasileiro será o Palmeiras, maior algoz alvinegro nos 131 jogos disputados em Itaquera - foram três derrotas corintianas de um total de 12.