Topo

Willian aproveita ausência de Borja e deixa para trás rótulo de 12º titular

Willian já soma 12 gols e seis assistências na temporada 2018 - RICARDO RíMOLI/FUTURA PRESS
Willian já soma 12 gols e seis assistências na temporada 2018 Imagem: RICARDO RíMOLI/FUTURA PRESS

Do UOL, em Santos (SP)

08/06/2018 04h00

Seis gols nos últimos cinco jogos. Willian Bigode, definitivamente, pede passagem no Palmeiras. Desde que Miguel Borja deixou o Palmeiras para defender a seleção colombiana na Copa do Mundo, o atacante de 31 anos vem deixando claro que tem totais condições de assumir a titularidade da equipe alviverde - só não marcou na derrota para o Cruzeiro, na semana passada.

Não que Willian seja um reserva do técnico Roger Machado. O atacante participou de 33 das 36 partidas disputadas pelo Palmeiras em 2018. Porém, em 27% delas (nove) iniciou no banco de reservas. Antes da ida de Borja para a Colômbia, Bigode engatou uma sequência de jogos sem ser utilizado desde o início, incluindo alguns dos principais da temporada até aqui: os dois contra o Boca Juniors, pela Libertadores, e o duelo diante do arquirrival Corinthians, já pelo Brasileiro.

A sequência de seis jogos de Willian como titular começou, inclusive, logo após o clássico, contra o Junior Barranquila, duelo em que o Palmeiras foi a campo com vários reservas. Na partida seguinte, contra o Bahia, Bigode aproveitou a ausência de Dudu, suspenso, para não apenas aparecer entre os titulares como também deixar a sua marca na vitória por 3 a 0.

No duelo seguinte, William foi decisivo ao marcar o gol que evitou os pênaltis no jogo de oitavas de final da Copa do Brasil, contra o América-MG. Depois, passou em branco contra o Cruzeiro, mas acabou compensando nas duas próximas partidas: dois gols no clássico contra o São Paulo (3 a 1) e mais dois diante do Grêmio (2 a 0), que não perdia na Arena há quatro meses.

Os números comprovam a importância de Willian para o Palmeiras em 2018 e o fato de que nem mesmo Roger deve mais considera-lo um 'reserva'. Se na temporada de 2017 o atacante foi às redes 17 vezes e deu cinco assistências, neste ano ele já quase alcançou essas marcas com bem menos tempo e jogos (52): até aqui, são 12 gols e seis assistências. Artilheiro do Brasileirão com seis tentos, ele só não balançou as redes mais que Borja em 2018 - o colombiano soma 15.

"O Willian está de parabéns, assim como todo mundo, porque é um grande cara e mostrou que sabe muito bem fazer gols de centroavante. A gente ganha muito com essa característica", parabenizou o treinador palmeirense após a vitória sobre o Grêmio, na quarta-feira (6).

Até a parada da Copa do Mundo, o Palmeiras de Willian tem mais dois jogos pela frente: contra o Ceará, domingo (10), no Castelão, e contra o Flamengo, no Allianz Parque, dia 13. Oportunidade para Willian aumentar ainda mais a sua marca em 2018 e mostrar para o técnico Roger Machado que o rótulo de 12º jogador ficou para trás. Resta saber como estará o cenário na volta da Copa do Mundo.