Topo

Felipe Melo usa S. Ramos para se defender, mas toma quase 50% mais cartões

Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images - Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

01/10/2018 10h51

Felipe Melo citou Sergio Ramos para se defender das críticas por levar muitos cartões amarelos. Mas os números jogam mais contra do que a favor do brasileiro na comparação com o defensor do Real Madrid. Desde que chegou ao Palmeiras, o volante recebeu quase 50% a mais de advertências do espanhol.

"Primeiro de tudo que eu não estou aqui para agradar A ou B. Se eu tiver que fazer falta e tomar cartão amarelo, eu vou fazer. No regulamento não tem nada que diga que eu não posso levar amarelo. Queria ser como o Sergio Ramos, que só toma amarelo e é dez vezes campeão da Champions", disse Felipe Melo logo após a vitória do Palmeiras sobre o Cruzeiro no último domingo (30).

Para a comparação ficar mais próxima, os números comparados foram desde janeiro de 2017, mês em que Felipe Melo foi contratado pelo Palmeiras. De lá para cá, o brasileiro atuou em 73 jogos e recebeu 33 amarelos, uma média de 0,45 cartão por partida. O período ainda contou com três expulsões, sendo duas diretas e uma por acúmulo de cartões (esses não entram na lista de amarelos).

No mesmo período, Sergio Ramos vestiu a camisa do Real Madrid em 58 jogos, levando 17 amarelos, uma média de 0,29 cartão por partida. O número de cartões vermelhos do espanhol no período também é menor que o do brasileiro: foi expulso apenas uma vez.

Assim como Felipe Melo, Sergio Ramos costuma conviver com as críticas por excessos durante as partidas. O zagueiro do Real Madrid foi bastante criticado pela falta feita na final da Liga dos Campeões, que tirou Mohamed Salah, do Liverpool, da partida.

Confira os números dos dois:

Felipe Melo

30 jogos em 2017, 12 amarelos e um vermelho (fruto de dois amarelos).

43 jogos em 2018, 21 amarelos e dois vermelhos (diretos)

Total: 73 jogos/33 amarelos

Média: 0,45 cartão por jogo

Sergio Ramos

29 jogos em 2017, 6 amarelos e um vermelho (direto)

29 jogos em 2018, 11 amarelos

Total: 58 jogos/17 amarelos

Média: 0,29 cartão por jogo