Topo

Sobis divide "peso" com D'Ale e quer ser exemplo como Fernandão no Inter

Rafael Sobis apresentado como reforço do Internacional para temporada 2019 - Ricardo Duarte/Inter
Rafael Sobis apresentado como reforço do Internacional para temporada 2019 Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/01/2019 04h00

Dividir a idolatria, o peso e o posto de exemplo com D'Alessandro. Esta atribuição estará entre as tarefas de Rafael Sobis no Inter. Na terceira passagem pelo clube, o atacante de 33 anos agora se inspira em Fernandão e quer ser exemplo aos mais jovens. 

Não é segredo a importância que Fernandão, morto em acidente de helicóptero em 2014, teve na carreira de Sobis. Campeões juntos da Libertadores de 2006 pelo Inter, na época era o ex-Goiás que passava experiência para o companheiro de linha de frente. Hoje o camisa 23 quer estar no poso inverso. 

"Se eu puder fazer 10% do que ele (Fernandão) fez, está ótimo. Muito da educação que eu tenho, do pai que eu sou, devo a ele. Ele foi um pai para mim em vários momentos no Inter e na vida pessoal. Tenho certeza que ele está feliz por tudo que está acontecendo. Tomara que possa passar um pouco do que aprendi aos companheiros e que sejamos felizes aqui", disse Sobis.

A relação deles era tão próxima que Sobis foi um dos jogadores retratados na peça de teatro que contou a trajetória de Fernandão no Inter. 

De volta ao Colorado oito anos após a última passagem, Sobis não é mais um menino. Disputou campeonatos em quatro continentes, ergueu taças praticamente em todos os times que defendeu. E agora acredita que possa contribuir além do campo. 

"Fiz de tudo para estar aqui justamente por isso. Sempre fui campeão onde passei e vejo no grupo do Inter esta vontade. O grupo está preparado e passou o momento de se firmar. Vamos sonhar grande e nos preparar para isso", afirmou. "Hoje eu acho que posso também ajudar, jogando ou não, da forma que eu puder. O que eu puder fazer, vou fazer. Também sendo exemplo para os mais jovens", completou. 

A torcida do Inter ganhou com Sobis motivos para comemorar. Antes desconfiada pelos reforços apresentados, a chegada dele mudou o cenário e renovou a expectativa para 2019. 

"Tivemos algumas briguinhas, tipo casal", sorriu falando sobre as vezes que esteve no Beira-Rio como adversário. "Mas nunca neguei meu amor, e acho que eles gostam de mim também. Quando estive aqui com outra camisa, era natural, cada um defendia suas cores. O novo Beira-Rio é o estádio mais bonito do Brasil, o melhor gramado do país. É uma oportunidade única de desfrutar de tudo isso, estar do mesmo lado da torcida que sempre amei, gostei, respeitei. A partir de agora é fazer um novo capítulo. É bom saber que a história é legal, e sei que serei cobrado. Vou me preparar para receber essa cobrança", completou.

E o peso de Rafael Sobis no elenco importa também para quem comanda o clube. Dividir o peso da responsabilidade de ser ídolo da torcida com D'Alessandro e dar bagagem a um grupo pouco experiente na Libertadores também pesaram na chegada do atacante ex-Cruzeiro. 

"Um grupo vencedor se forma primeiro plantando no coração de cada um que o esforço e o respeito é que vão ganhar. Vocês também sabem que quando as coisas não andam fora de campo, dentro de campo não andará também. E aqui as coisas andam de maravilha. Cabe a nós nada mais do que se esforçar e fazer o que o treinador nos pede. Os frutos virão, isso é inevitável", acrescentou Sobis. "O tempo faz muito bem para a gente. Estou numa ótima fase da carreira e sei que posso ajudar", completou. 

"O ídolo vive de momentos marcados na história do clube. Tenho certeza que nosso torcedor está muito feliz com a chegada do Sobis, e ao mesmo tempo a gente sabe, ele também, que vem um novo capítulo", disse o vice de futebol Roberto Melo. "Para nós é motivo de satisfação. Por onde ele passa, ele ganha, e quando estivemos juntos ganhamos o nacional. E ele tem capacidade de ganhar títulos. Além de ser liderança positiva. Se busca no perfil, passado, e não tinha como ser diferente dele não estar aqui com tudo que ele facilitou neste momento", argumentou o diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano. 

Sobis já treina com o elenco do Internacional. O primeiro jogo oficial da temporada será dia 20, contra o São Luiz, pelo Gauchão.