Topo

São Paulo

Promessas, Antony e Pedrinho chegam à final do Paulista em momentos opostos

Enquanto Antony tenta decidir, Pedrinho começa final entre reservas - Montagem sobre fotos de Marcelo Zambrana/AGIF
Enquanto Antony tenta decidir, Pedrinho começa final entre reservas Imagem: Montagem sobre fotos de Marcelo Zambrana/AGIF

Arthur Sandes e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

14/04/2019 04h00

Duas promessas de São Paulo e Corinthians dão o pontapé inicial na decisão do Campeonato Paulista em momentos opostos na carreira. Quando pisar no Morumbi hoje, a partir das 16 horas (de Brasília), Antony tenta reeditar as boas apresentações de 2019. Já Pedrinho deve começar no banco de reservas e precisa reconquistar a confiança da torcida alvinegra.

O atacante tricolor se transformou em uma das principais esperanças do São Paulo para a conquista do título. Aos 19 anos, já começou a temporada com o pé direito ao ser um destaque na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, na qual marcou quatro gols.

Pela equipe principal, ele se consolidou como titular com a entrada de Vagner Mancini, que assumira o comando de maneira interina a partir do duelo com o Corinthians, no dia 17 de fevereiro. No total, em 2019, Antony ficou em campo por 992 minutos no time principal e balançou as redes uma vez, no empate por 1 a 1 com o São Caetano.

Tal rendimento fez também com que clubes do exterior buscassem mais informações sobre o jogador, que tem vínculo com o Tricolor até 30 de setembro de 2023 e multa estipulada em 50 milhões - de reais para clubes do Brasil e de euros para estrangeiros.

O valor imposto para equipes brasileiras não é considerado tão alto para os padrões do mercado, tratando-se de um atleta promissor. Para subir a multa, o São Paulo vai ter de aumentar o salário do jogador, pois há uma cláusula que atrela um valor a outro no contrato.

Pedrinho, por outro lado, passa por fase ruim e convive com algumas críticas no Corinthians. Ele participou de 19 dos 21 jogos disputados pela equipe na temporada, mas só em três oportunidades atuou por 90 minutos. O jogador vive uma espécie de "limbo tático" com Fábio Carille, que é reticente quanto a usá-lo pelo meio e prefere jogadores mais agudos nas pontas.

Na segunda semifinal contra o Santos, por exemplo, Pedrinho teve atuação discretíssima e acabou saindo no intervalo. Foi a experimentação prática do que Carille já vinha lhe pedindo há semanas, "Ele tem que ser mais incisivo, incomodar mais", chegou a cobrar o treinador, publicamente.

Com 21 anos completados ontem, Pedrinho encontra dificuldades não só para decolar, mas também para se provar útil dentro do próprio elenco do Corinthians. Ele tem sido participativo, soma muitos minutos (mais do que Jadson e Ramiro, por exemplo) e já tem quatro assistências em 2019, mas não consegue entregar o que Carille quer.

Ficha Técnica

São Paulo x Corinthians

Data: 14 de abril de 2019, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi); em São Paulo-SP
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Emerson Augusto de Carvalho
VAR: Marcio Henrique de Gois

São Paulo: Tiago Volpi; Hudson, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Liziero e Igor Gomes; Antony, Everton Felipe e Everton. Técnico: Cuca.

Corinthians: Cássio; Fagner, Manoel, Henrique e Carlos Augusto; Ralf, Júnior Urso e Ramiro; Jadson; Clayson e Gustavo. Técnico: Fábio Carille.

São Paulo