Topo

Cruzeiro

Crise externa aumenta responsabilidade de líderes do Cruzeiro nas decisões

Fábio e Thiago Neves são duas referências do Cruzeiro e precisarão liderar o time no momentos instável fora dos campos - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Fábio e Thiago Neves são duas referências do Cruzeiro e precisarão liderar o time no momentos instável fora dos campos Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

10/07/2019 04h00

Ao mesmo tempo que convive com uma forte crise nos bastidores, é investigado por causa de denúncias de práticas irregulares e enfrenta dificuldades financeiras, o Cruzeiro caminha para sua decisão mais importante dentro das quatro linhas na temporada. Amanhã, a equipe enfrenta o Atlético-MG pela Copa do Brasil, e algumas referências da equipe encaram a responsabilidade dobrada de não deixar a instabilidade externa afetar o time no clássico.

Hoje, o Cruzeiro conta com alguns líderes. O primeiro deles é Thiago Neves. Acostumado com a cobrança, o meia tem característica de não fugir das responsabilidades, seja dentro de campo ou nas entrevistas em que fala em nome do grupo. Quando teve seu futebol questionado, dificilmente deixou a desejar nas partidas mais importantes.

E é esse histórico que faz a torcida alimentar a expectativa em seu camisa 10. Vale lembrar que nos últimos compromissos antes do recesso, Thiago foi uma das poucas peças elogiadas, chegando a marcar em três jogos seguidos.

"Eu encaro a responsabilidade com tranquilidade. Não posso me colocar mais pressão do que já tenho. Muita gente confia em mim. Estou preparado. O que depender de mim em campo, vou fazer. Mas não vou jogar sozinho, quem joga sozinho é jogador de tênis. Tenho mais 10 ali para jogar comigo, e todo mundo vai procurar fazer a sua parte", comentou o meia.

Outro que a torcida sempre espera algo a mais nas decisões é o goleiro Fábio. Por inúmeras vezes, o camisa 1 justificou seu status de ídolo. Nos tempos difíceis, já foi responsável direto por ajudar o clube a se afastar das últimas colocações no Brasileiro. Pela Copa do Brasil, coleciona defesas de pênaltis e ótimas intervenções que contribuíram para a classificação celeste. O exemplo mais recente ocorreu na fase anterior, parando a cobrança do garoto João Pedro, do Fluminense.

Completando o grupo de líderes, a Raposa ainda conta com dois capitães. O primeiro é Henrique, volante que leva a faixa no braço e já contabiliza quase 500 jogos pelo clube. Sua referência também é dividida com o zagueiro Léo, outro veterano com quase uma década de casa e visto como exemplo para os mais jovens, por conta de seu profissionalismo.

Além dos jogos contra o Atlético, nos dias 11 e 17, o Cruzeiro ainda terá duas decisões no mês de julho. Nos dias 23 e 30, a equipe enfrenta ninguém menos que o River Plate, atual campeão da Libertadores, em partidas válidas pelas oitavas de final do torneio.

Cruzeiro