Topo

Cruzeiro "esquece" golaço de João Pedro, vence Flu nos pênaltis e avança

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

05/06/2019 21h38

O Cruzeiro passou hoje pelo Fluminense e está nas quartas de final da Copa do Brasil. Depois do 1 a 1 na partida da ida, as equipes voltaram a empatar por 2 a 2 no Mineirão, levando a decisão para as penalidades, vencidas pela equipe mineira por 3 a 1. No tempo normal, Ganso abriu o placar para os cariocas, e Thiago Neves virou para os mineiros com dois gols. No último lance, o garoto João Pedro fez de bicicleta e deixou tudo igual. No desempate, Pedro Rocha, Sassá e Thiago Neves marcaram, enquanto só Caio Henrique balançou as redes pelo Tricolor.

Athletico Paranaense (que venceu o Fortaleza no mesmo horário), Flamengo, Bahia, Palmeiras, Internacional e Grêmio também estão classificados. Amanhã, Santos e Atlético-MG definem a última vaga. O sorteio para as quartas de final será realizado na segunda-feira.

Quem foi bem: Thiago Neves "acorda", e Fábio salva

Thiago Neves fez um primeiro tempo apagado, com muitas dificuldades de achar seus companheiros. Precisando aparecer na etapa final, chamou a responsabilidade e conduziu o time para a virada, marcando dois gols e fechando a conta nos pênaltis. Mérito também para o goleiro Fábio, que defendeu a cobrança de João Pedro.

Quem foi mal: Caio Henrique faz pênalti que gerou a virada

Caio Henrique fez um primeiro tempo dentro do esperado, ajudando a criar chances e, nos minutos finais, atuou improvisado como zagueiro. Porém, o gol de Thiago Neves, que decretou a virada do Cruzeiro, saiu de uma penalidade cometida por ele.

Cronologia do jogo

Ganso abriu o placar para o Flu aos 15 do primeiro tempo. No segundo tempo, Thiago Neves deixou tudo igual, mas Sassá desperdiçou a chance de virar o jogo ao ver seu pênalti defendido por Agenor. Em nova cobrança, Thiago Neves foi para a batida e selou a virada. Mas no último minuto, João Pedro inventou uma meia bicicleta e fez um golaço, levando a decisão para os pênaltis. No desempate, melhor para os donos da casa, que fizeram 3 a 1 e garantiram a classificação.

VAR ajuda em lance de pênalti e ao voltar cobrança

Uma situação curiosa envolveu o VAR no Mineirão. Aos sete minutos de jogo, Brenner foi derrubado por Dedé dentro da área. O árbitro Rafael Traci foi chamado para verificar o lance e assinalou a penalidade dois minutos depois. Ganso cobrou, Fábio defendeu, mas Luciano marcou no rebote. Antes de recomeçar o jogo, Rafael Traci foi avisado sobre a invasão de jogadores dos dois times e voltou a cobrança. Ganso balançou as redes na nova batida, convertida aos 15 minutos.

Fred segue em branco contra o Flu, aumenta jejum e sai mais cedo

A vida de Fred não está nada fácil. Este foi o sexto jogo do atacante contra o Fluminense (três pelo Atlético-MG e três pelo Cruzeiro), que segue sem marcar contra o ex-clube. Sua situação piorou após ficar caído no gramado e precisar deixar a decisão. Sem poder ajudar mais, aumentou para nove partidas no geral o seu jejum de gols.

Cruzeiro tem dificuldades para criar

Não foi só a ótima marcação dos visitantes. O Cruzeiro esbarrou demais na falta de inspiração dos seus jogadores para ameaçar pouco a meta do Flu. A Raposa teve um bom momento quando marcou alto, mas mostrou baixo poder criativo. Impaciente, a torcida pedia pressa para o time executar as jogadas, mas o que faltou mesmo foi intensidade e organização.

Fluminense começa executando bem suas duas propostas

O time carioca conseguiu colocar em prática as orientações de Fernando Diniz. A intensidade do início do jogo pediu uma postura mais ofensiva do Flu, que ditou o ritmo e agrediu os anfitriões. Foi com essa proposta que a equipe chegou bem no lance do pênalti e abriu o placar com Ganso. Depois do gol, teve competência para marcar bem, anular as principais jogadas do Cruzeiro e terminar o primeiro tempo em vantagem. O cenário só mudou nos 45 minutos finais, quando a equipe sucumbiu à pressão celeste e sofreu dois gols.

VAR "decide", e Cruzeiro vira, mas João Pedro salva o Flu

Ao voltar dos vestiários, o Cruzeiro foi pro abafa. Se ainda faltava organização, sobrou vontade. De tanto martelar, a Raposa deixou tudo igual com Thiago Neves e só não virou o jogo em seguida porque Agenor pegou o pênalti cobrado por Sassá. O time da casa não abdicou de atacar e teve outra penalidade com a ajuda do VAR. Dessa vez, Thiago Neves bateu e converteu. A comemoração da torcida durou até o último lance, quando o garoto João Pedro, tímido até então, recebeu um cruzamento, ajeitou bem o corpo e emendou uma meia bicicleta para vencer Fábio e deixar tudo igual.

Raposa leva a melhor e classifica nos pênaltis

As três primeiras cobranças não entraram. Lucas Silva chutou para fora, e Ganso e Lucas Romero finalizaram no travessão. Caio Henrique abriu o placar para o Flu, e Pedro Rocha deixou tudo igual antes de Fábio defender a cobrança de João Pedro. Sassá converteu e colocou o Cruzeiro na frente, já que Gilberto finalizou na trave. Na última cobrança, Thiago Neves não falhou e classificou a Raposa.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 (3)x (1) 2 FLUMINENSE

Data: 05/06/2019
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Hora: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e (GO) e Carlos Berkenbrock (SC)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)

GOLS: Ganso, aos 15 minutos do primeiro tempo; Thiago Neves, aos 13 e aos 35 minutos, e João Pedro, aos 51 minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo: Henrique, Sassá, Robinho (CRU), Luciano e Daniel (FLU)
Cartão vermelho: Não teve.

CRUZEIRO: Fábio; Lucas Romero, Léo, Dedé e Dodô; Henrique, Ariel Cabral (Lucas Silva); Thiago Neves, Robinho e Marquinhos Gabriel (Pedro Rocha); Fred (Sassá). Técnico: Mano Menezes.

FLUMINENSE: Agenor; Gilberto, Nino (Miguel), Frazan (Mascarenhas) e Caio Henrique; Allan, Daniel e Paulo Henrique Ganso; Luciano, Brenner (Ewandro) e João Pedro. Técnico: Fernando Diniz.