Topo

Brasileirão - 2019

Líder, Palmeiras encara Ceará para reencontrar vitória e abafar crise

Ramires está à disposição de Felipão para fazer sua estreia no Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Digulgação
Ramires está à disposição de Felipão para fazer sua estreia no Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Digulgação

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

20/07/2019 04h00

O Palmeiras volta a campo hoje, a partir das 19h (de Brasília), diante do Ceará, pelo Campeonato Brasileiro, com o pensamento de esquecer a eliminação para o Internacional nas quartas de final da Copa do Brasil, ocorrida nos pênaltis, na última quarta-feira, no Beira-Rio, e abafar um princípio de crise que estourou quando o cenário parecia calmo. Apesar de o time liderar a competição de forma invicta, os jogadores foram recebidos com protesto e pipocas atiradas por torcedores ontem à tarde, na volta ao hotel após o treino em Fortaleza.

O retrospecto de Felipão em mata-matas tem sofrido questionamentos após a quarta eliminação desde seu retorno. Uma vitória sobre o Ceará é importante para manter o ambiente tranquilo, ainda mais depois de o treinador ter afirmado depois da queda para o Inter que "ninguém morreu", em uma tentativa de minimizar o impacto da derrota.

Para isso, Scolari se fia em seu desempenho nos pontos corridos, onde tem sido impecável: já são 33 rodadas consecutivas de invencibilidade no Brasileirão, contando a campanha do título do ano passado e a deste ano. Com ele no comando, o time ainda não foi derrotado pela competição.

A grande novidade do jogo pode ser Ramires. Apresentado oficialmente na última segunda-feira, o camisa 18 passou por um processo especial de recondicionamento físico e já tem condições de jogo, após passar o último ano e meio atuando com pouca frequência na China. Com a negociação da saída de Moisés para o futebol chinês e o provável descanso que será dado a Bruno Henrique, o reforço disputa vaga com Matheus Fernandes no meio-campo.

Felipão, aliás, manterá o rodízio de titulares mesmo após cobranças da torcida com a eliminação diante do Inter. O treinador entende que é importante dar repouso a alguns jogadores visando o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, contra o Godoy Cruz, na Argentina, na próxima terça-feira (23).

A defesa deverá novamente ser o setor mais modificado, com as prováveis entradas de Antônio Carlos e Edu Dracena e a possível volta dos laterais Mayke e Victor Luís. Nomes como Lucas Lima, Zé Rafael e até Deyverson, que foi defendido por Felipão de críticas após a eliminação no Beira-Rio, também devem ficar fora do time titular.

Do outro lado, o Ceará tenta se afastar da zona do rebaixamento. Na 14ª colocação, o clube está apenas dois pontos acima do pelotão de "degola" e precisa do resultado em casa para respirar mais aliviado. O técnico Enderson Moreira terá o desfalque do atacante Fabinho pelo terceiro cartão amarelo, mas conta com as voltas de Luiz Otávio, Wescley, Juninho Quixadá, Pedro Ken e Bergson.

FICHA TÉCNICA

Ceará x Palmeiras

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 20 de julho de 2019 (sábado)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

Ceará: Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e João Lucas; Ricardinho, William Oliveira e Thiago Galhardo; Mateus Gonçalves, Fernando Sobral e Felippe Cardoso (Bergson). Técnico: Enderson Moreira

Palmeiras: Weverton; Mayke (Jean), Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luís; Thiago Santos, Matheus Fernandes (Ramires) e Gustavo Scarpa; Willian (Carlos Eduardo), Dudu e Arthur Cabral (Borja). Técnico: Luiz Felipe Scolari