Topo

Palmeiras

Empresários e dirigentes de futebol divulgam notas de apoio a Mattos

Alexandre Mattos, diretor de futebol do Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação
Alexandre Mattos, diretor de futebol do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação

Leandro Miranda e Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo e Belo Horizonte

05/09/2019 17h35

Diversos agentes que atuam no futebol brasileiro se uniram em manifestação de apoio ao diretor de futebol do Palmeiras, Alexandre Mattos, que tem sido alvo de protestos recorrentes da principal torcida organizada do clube, a Mancha Alviverde. Os empresários divulgaram uma nota oficial em defesa do dirigente.

Em outro comunicado, a Abex (Associação Brasileira dos Executivos de Futebol), que reúne dirigentes de vários clubes do país, também demonstrou apoio. O presidente da Abex é Cícero Souza, gerente de futebol do Palmeiras.

Até mesmo o ex-presidente do Cruzeiro Gilvan de Pinho Tavares divulgou uma nota a favor de Mattos. O apoio do ex-dirigente é simbólico porque os dois viveram uma relação conturbada quando o hoje palmeirense era diretor do Cruzeiro — nos dois últimos títulos do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, Mattos respondia diretamente a Gilvan.

O UOL Esporte teve acesso em primeira mão ao documento dos agentes, que repudia as acusações de desvios éticos feitas pela organizada a Mattos. No texto, os empresários defendem a conduta do diretor, "que sempre tratou com respeito os integrantes da nossa classe".

Entre os nomes influentes do futebol que assinam a nota, estão figuras como André Cury, Eduardo Uram, Giuliano Bertolucci, Fabio Mello, Bruno Paiva, Paulo Pitombeira e Neymar pai. Eles organizaram um grupo de WhatsApp para apoiar Mattos.

Ontem à noite, integrantes da uniformizada fizeram um protesto na frente do condomínio em que Mattos mora, chamando o dirigente de "ladrão" e pedindo sua demissão. Já hoje à tarde, durante a apresentação do técnico Mano Menezes na Academia de Futebol, um grupo pequeno de torcedores também protestou do lado de fora do centro de treinamentos.

Mattos, por sua vez, mantém silêncio até agora sobre os protestos. O presidente Maurício Galiotte e a patrocinadora Leila Pereira, que financia o Carnaval da torcida, também não se pronunciaram. Todos eles estiveram hoje na apresentação de Mano como novo técnico do Palmeiras.

Confira a manifestação dos agentes:

"Nós, representantes de atletas de futebol, viemos à público repudiar as acusações realizadas nos últimos dias ao diretor de futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras, Alexandre Mattos. As manifestações direcionadas à sua pessoa são inverídicas e não representam a conduta do profissional em questão, que sempre tratou com respeito os integrantes da nossa classe.

Sua honestidade, competência, e credibilidade, são frutos de uma carreira vitoriosa, e que justamente o elevou ao status que tem hoje no futebol brasileiro.

Nossa principal modalidade esportiva deve ser tratada com seriedade por todos os seus atores, e precisamos eliminar qualquer tipo de radicalismo neste mercado. A cobrança sempre existirá, mas deve ser exercida por pessoas com a devida competência para tal e sempre respeitando a integridade do trabalhador e de sua família."

Confira a nota oficial da Abex:

"A Abex se manifesta totalmente contrária às ameaças de diversas formas abusivas a que vem sofrendo o associado Alexandre Mattos.

Os níveis de intolerância atingem o âmbito pessoal e criam uma atmosfera que em nada agrega a evolução de nosso já tão combalido futebol brasileiro.

Julgamos que ações desproporcionais desencadeiam um ambiente nada propício à construção de soluções realmente inteligentes.

Até que se prove o contrário, a Abex defenderá a lisura profissional de seus componentes."

Confira a nota de Gilvan do Pinho Tavares:

"Solidarizo-me com o Alexandre Mattos, profissional reconhecidamente competente e vitorioso em sua carreira, recheada de grandes conquistas. Posso atestar sua competência, pois foi a pessoa a quem confiei o cargo de Diretor de Futebol quando assumi a Presidência do Cruzeiro Esporte Clube e junto com ele conquistamos os campeonatos brasileiros de 2013 e 2014, além do campeonato mineiro de 2014 e o título de vice-campeão da Copa do Brasil de 2014. Acabei de ser informado de que o Presidente do Palmeiras, sabiamente, decidiu pela permanência de Alexandre como Diretor de Futebol do Clube. Parabenizo o Presidente do Palmeiras pela acertada e merecida decisão. Abraço a todos e parabéns pelo movimento em favor da defesa da dignidade do Alexandre. Gilvan"

Palmeiras