| 28/09/2004 - 22h34 Coritiba se recupera e mantém Grêmio entre os últimos MBPress Em Campinas Mesmo sem apresentar um grande futebol, o Coritiba conseguiu um importante resultado na noite desta terça-feira. Jogando no estádio Couto Pereira, o time paranaense venceu o Grêmio por 2 a 1 e voltou a sonhar com uma vaga em alguma competição sul-americana na próxima temporada.
Agora, o alviverde sulista soma 48 pontos, em 11°, e retorna à briga pelas primeiras colocações da competição. Os gaúchos permanecem com 32, em 22°, e podem cair para a lanterna caso Guarani e Paraná, que somam 30, vençam suas partidas nesta quarta-feira.
Além de se aproximar novamente do grupo dos dez melhores do torneio, o Coritiba quebra um jejum de três partidas sem vitória. A última havia sido conquistada no dia nove de setembro, quando bateu a Ponte Preta por 2 a 0, tambem em Curitiba.
Já o Grêmio vê sua situação no Brasileirão se complicar ainda mais. O time vinha de vitórias sobre o rival Internacional e o São Paulo, no entanto, não conseguiu repetir o mesmo desempenho no Paraná e contabilizou sua 15ª derrota no torneio.
Além da má campanha, o tricolor gaúcho mantém também o péssimo retrospecto atuando longe do estádio Olímpico. Nos últimos dez jogos fora de casa, obteve oito derrotas e apenas dois empates.
Na próxima rodada, o Grêmio recebeu o Criciúma, sábado, às 20h30, em Porto Alegre. O Coritiba faz o clássico com o Paraná, no mesmo dia e horário, no Pinheirão. O jogo Empolgado com a vitória sobre o São Paulo e precisando de um novo resultado positivo para deixar a zona de rebaixamento, o Grêmio começou a partida no ataque. Com boa movimentação dos jogadores de frente, o time gaúcho dominou os primeiros minutos e quase abriu o placar aos 5min.
Cláudio Pitbull fez levantamento para a área, a defesa não conseguiu cortar e a bola sobrou livre na segunda trave para Claudiomiro. O zagueiro cabeceou forte, mas parou na boa defesa do goleiro Fernando.
A resposta do Coritiba veio quatro minutos mais tarde. Tuta roubou a bola de Claudiomiro e tocou para Alemão fazer o gol. O árbitro Álvaro Azeredo Quelhas, no entanto, já tinha parado o lance, marcando falta do atacante alviverde.
Nem mesmo o lance de perigo acordou o Coritiba. Mesmo atuando com três atacantes - Aristizábal, Tuta e Alemão -, o time paranaense não conseguiu criar boas jogadas e encontrou muita dificuldade em passar pela forte marcação adversária.
Com isso, passou a arriscar em jogadas individuais. Aos 28min, Alemão arrancou da intermediária, invadiu a área e chutou forte. Por sorte do Grêmio, a bola passou à direita do gol de Márcio e foi pela linha de fundo.
Aos 33min houve nova oportunidade para o Coritiba. Capixaba cruzou, a defesa do Grêmio não conseguiu cortar e Alemão pegou o rebote. O jogador soltou a bomba, a bola desviou em um zagueiro e acabou nas mãos de Márcio.
Quando o primeiro tempo caminhava para terminar, o zagueiro Baloy agrediu o atacante Alemão e acabou expulso de campo. Na confusão, Aristizábal também recebeu cartão vermelho.
No segundo tempo, o Coritiba voltou mais ligado em campo e não demorou para abrir o placar. Aos 4min, Alemão recebeu passe, girou sobre a marcação de Claudiomiro e chutou rasteiro no canto, sem chances de defesa para o goleiro adversário.
O gol motivou os paranaenses, que continuaram na pressão. Quatro minutos depois, ampliaram. Adriano arriscou chute de longe, a bola desviou no zagueiro Fábio Bilica e enganou Márcio, 2 a 0.
Com a boa vantagem no placar, o Coritiba passou a administrar o resultado e a explorar os espaços na defesa do Grêmio. Sem poder ofensivo, os gaúchos não conseguiram passar do campo de defesa e pouco criaram.
Percebendo a fragilidade do adversário, o time da casa foi para cima e teve boas chances para fazer mais gols. Aos 33min, André Nunes fez jogada individual e cruzou. Alemão apareceu entre os zagueiros, mas desviou a bola para fora, perdendo bela oportunidade.
Nos descontos, Cláudio Pitbull foi derrubado na área. Na cobrança, aos 48min, ele mesmo bateu e diminuiu para o Grêmio, mas já sem tempo para buscar o empate.
CORITIBA Fernando; Rafinha, Miranda, Flávio e Adriano; Ataliba (Márcio Egídio), Roberto Brum, Capixaba (Reginaldo Vital) e Alemão; Aristizabal e Tuta (André Nunes) Técnico: Antonio Lopes
GRÊMIO Márcio; Fábio Bilica, Claudiomiro e Baloy; George, Emerson (Yan), Cocito, Fábio Pinto (Bruno) e Léo Inácio; Cláudio Pitbull e Marcelinho (Alex Xavier) Técnico: Cuca
Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR) Árbitro: Álvaro Azeredo Quelhas (Fifa/MG) Assistentes: Marco Antônio Martins e Guilherme Dias Camilo (MG) Cartões amarelos: Ataliba (C), Baloy (G), Léo Inácio (G), George (G) e Alex Xavier (G) Cartão vermelho: Aristizábal (C) e Baloy (G) Gols: Alemão, aos 4min, Adriano, aos 8min, e Cláudio Pitbull, aos 48min do segundo tempo
|