! Retranca funciona e Grêmio começa com vitória - 16/09/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  16/09/2005 - 22h27
Retranca funciona e Grêmio começa com vitória

Da Redação
Em São Paulo

O treinador Mano Menezes apostou em uma formação muito defensiva para o jogo desta sexta-feira. E com apenas um homem no setor ofensivo, o Grêmio funcionou. Jogando no estádio Bruno José Daniel, em Santo André, bateu o Santo André por 1 a 0 e começou com vitória a segunda fase da Série B do Campeonato Brasileiro.

SANTA SEGUE LÍDER
A liderança do Grupo 1 do quadrangular semifinal é do Santa Cruz. Mesmo jogando fora de casa, o time pernambucano superou o Avaí por 3 a 1 nesta sexta-feira e ratificou a grande campanha realizada no período de classificação (a equipe dirigida por Givanildo de Oliveira ficou com a primeira colocação). Leia mais
O resultado confirmou a eficiência defensiva do meio-campo gremista, que teve cinco homens nesta sexta-feira (Sandro, Jeovânio, Marcelo, Luiz Fernando e Marcel). E o gol foi marcado exatamente pelo único atacante, Ricardinho, ainda no primeiro tempo.

Ricardinho, aliás, marcou nesta sexta-feira o primeiro gol com a camisa do Grêmio. "Foi uma felicidade muito grande. A gente está trabalhando demais e todo mundo está se dedicando para ajudar o Grêmio. Eu apareci atrás dos zagueiros e tive a sorte de poder fazer o gol", contou o atacante contratado do Palmeiras.

Com este triunfo, o Grêmio chega a três pontos e aparece na segunda colocação do Grupo 1 do quadrangular semifinal (a liderança é do Santa Cruz, que tem os mesmos três pontos e saldo de gols superior). O Santo André, que sem pontos, fica com o terceiro posto da chave.

PRESENTE DE ANIVERSÁRIO
A vitória desta sexta-feira foi fundamental para o Grêmio. O time gaúcho somou três pontos e segue em grande fase na Série B do Campeonato Brasileiro.

Além disso, o resultado representou um presente de aniversário para o Grêmio. O clube tricolor completou 102 anos de sua fundação na última quinta-feira, dia 15 de setembro.
O problema é que, na segunda fase da Série B, o Santo André aparece em momento desfavorável. O time paulista perdeu as três últimas partidas que disputou (para Grêmio, Santa Cruz e Bahia), sendo que duas destas derrotas aconteceram dentro de casa.

O Grêmio, em contrapartida, ostenta invencibilidade de dez jogos. O último placar desfavorável da equipe gaúcha aconteceu no dia 10 de julho, quando o Vitória fez 2 a 1 em pleno estádio Olímpico.

As duas equipes voltam a campo apenas no sábado, dia 24 de setembro, ambas às 16h. O Grêmio receberá o Avaí no estádio Olímpico, em Porto Alegre, e o Santo André jogará contra o Santa Cruz no Arruda, em Recife.

O jogo
O início do Grêmio foi surpreendente no estádio Bruno José Daniel. O time gaúcho resolveu pressionar a saída de bola dos donos da casa e conseguiu deixar o Santo André acuado em seu campo de defesa.

CONFUSÃO EM CAMPO
Santo André e Grêmio protagonizaram um duelo cheio de momentos tensos nesta sexta-feira. Durante a partida, um dos maqueiros do estádio Bruno José Daniel discutiu com o meia Marcel, da equipe gaúcha.

Depois disso, Marcel foi derrubado da maca quando era carregado para fora do gramado para ser substituído.

Para completar, o apito final do árbitro Cléver Assunção Gonçalves foi seguido por um pequeno tumulto entre alguns jogadores. "O goleiro deles [Júlio César] foi para a nossa área tentar aproveitar o cruzamento e quase acertou um soco no meu olho. Não sei se foi maldade, mas foi pelo menos imprudência. Não sou moleque e não aceito esse tipo de coisa", disparou o volante Jeovânio.
"Começamos dormindo demais. Quando vimos, eles já tinham assumido o controle da partida. Demoramos bastante para nos acertar em campo", assumiu o lateral-esquerdo Alexandre, ciente do início atônito do Santo André.

No entanto, mesmo com domínio total do Grêmio na posse de bola, as melhores oportunidades do início do jogo foram do Santo André. Os donos da casa chegaram em uma cabeçada do zagueiro Maxsandro, aos 8min, e em um chute de fora da área do volante Ramalho aos 20min.

Superior tecnicamente, o Grêmio ignorou as chances desperdiçadas pela equipe paulista e seguiu melhor em campo. No entanto, o time visitante não conseguia encontrar espaços para ameaçar o gol defendido por Júlio César.

Quando encontrou espaço, contudo, o Grêmio mostrou eficiência incrível. Luiz Fernando fez lindo lançamento para Ricardinho na esquerda aos 30min. O atacante invadiu a área e chutou de pé direito, no canto direito baixo do goleiro Júlio César, para inaugurar o placar.

Mais cauteloso, o Grêmio voltou para o segundo tempo disposto a administrar a vantagem conseguida antes do intervalo. O time gaúcho valorizou a posse de bola e se preocupou mais com a marcação do que com o setor ofensivo.

Aos poucos, porém, o Santo André se acertou em campo e assumiu o controle da partida. Neste momento, contudo, os visitantes não tiveram vergonha de jogar feio. Atuando completamente fechado, o Grêmio conteve o ímpeto dos donos da casa e segurou a vantagem.

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias