! Mais ousado, Grêmio vence Avaí e segue 100% - 24/09/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  24/09/2005 - 18h01
Mais ousado, Grêmio vence Avaí e segue 100%

Da Redação
Em São Paulo

"Dentro de casa temos de ser mais audaciosos". A frase foi dita pelo técnico do Grêmio, Mano Menezes, durante a semana, e prontamente atendida pelos seus jogadores em campo. Na tarde deste sábado, em Porto Alegre, o time gaúcho pressionou o Avaí do início ao fim e conquistou a vitória por 2 a 0, em partida válida pelo quadrangular semifinal da Série B do Brasileiro.

SANTA CRUZ 3X0 SANTO ANDRÉ
No estádio Arruda, em Recife, o Santa Cruz venceu o Santo André por 3 a 0, e também manteve 100% de aproveitamento no quadrangular semifinal da Série B. No entanto, o time ganha do Grêmio no saldo de gols e por isso está na liderança do Grupo A. Leia mais
O resultado, aliás, deixa o Grêmio cada vez mais perto de uma vaga na fase final da Segundona. Com 100% de aproveitamento nesta etapa, o clube de Porto Alegre só não está na liderança do Grupo A porque perde para o Santa Cruz no saldo de gols (cinco contra três).

As táticas adotadas pelo comandante gremista têm dado certo na segunda fase. Na primeira partida, contra o Santo André, Mano Menezes anunciou que jogaria com um sistema mais cauteloso e exploraria o contra-ataque. O resultado foi uma vitória por 1 a 0 com gol de Ricardinho.

Enquanto os planos do Grêmio vão bem, os do Avaí caminham a cada rodada para mais um ano na Segunda Divisão. Com a derrota deste sábado, o time comandado por Márcio Araújo continua sem pontos na fase semifinal.

Derrotado na estréia pelo Santa Cruz, dentro de casa, a equipe de Santa Catarina teve suas chances de classificação diminuídas, já que o time de Recife e o Grêmio lideram o Grupo A com seis pontos cada.

Na próxima rodada do quadrangular semifinal da Série B, o Grêmio joga mais uma vez em casa. O adversário será o Santa Cruz. O Avaí, por sua vez, encara o Santo André, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Ambas as partidas estão marcadas para o próximo sábado, às 16h.

O jogo
Com o estádio Olímpico lotado, o Grêmio começou a partida em ritmo acelerado. Dominando totalmente o Avaí, a equipe gaúcha teve três ótimas oportunidades de abrir o placar com o atacante Samuel nos primeiros 15 minutos.

PANCADA NA CABEÇA
Aos 18min do segundo tempo, o zagueiro Pereira, do Grêmio, marcou um gol, que foi anulado porque ele levantou demais o pé para chutar. No lance, o meio-campista Steve, do Avaí, foi atingido.

Depois de ser atendido dentro do gramado, o jogador da equipe catarinense ficou em campo só até os 26min, quando Paulo Foiani o substituiu. Sentindo o local da pancada, Steve foi levado ao hospital para realizar exames.

A informação passada pelos médicos do clube é de que ele teve um trauma na cabeça, que seria melhor avaliado. Mas que o jogador já passava bem.
A primeira delas aos 7min, quando o jogador recebeu a bola na grande área e, livre de marcação, chutou forte, acertando o travessão. Depois, aos 9min, em lance que começou com boa jogada do lateral Escalona pela esquerda. O ala cruzou, Samuel cabeceou bem, mas Adinam defendeu.

Três minutos mais tarde, o atacante gremista teve outra chance. Dessa vez, ele recebeu bom passe do volante Sandro, que fez boa jogada pelo meio. Já na grande área, Samuel ajeitou e tentou deslocar o goleiro do Avaí, que fez boa defesa com os pés.

Apático no início da partida, o time catarinense melhorou um pouco após a intensa pressão exercida pelos gaúchos. No entanto, nada que fizesse os seus armadores criarem jogadas para os atacantes. Na defesa, porém, o Avaí conseguiu diminuir um pouco os espaços.

Mesmo assim, aos 43min, o atacante Ricardinho quase abriu o placar para o Grêmio. O jogador recebeu a bola na esquerda da intermediária, ajeitou e arriscou de fora da área. Mal colocado, o goleiro Adinam não alcançou e contou com sua trave esquerda para evitar o gol.

"Tivemos boas oportunidades, mas falta calibrar mais para acertarmos o gol", pediu o meia Marcel, do Grêmio, no intervalo.

O pedido de Marcel foi atendido pelo zagueiro Pereira, aos 18min, mas o árbitro não validou o gol do time gaúcho. Isso porque na hora do chute, o jogador tricolor levantou demais o pé, à altura da cabeça de um zagueiro da equipe de Santa Catarina e o árbitro marcou falta.

Como se não tivesse admitido a não validação do seu primeiro gol, o Grêmio aumentou ainda mais a pressão e abriu o placar aos 35min. Ricardinho, destaque do time na partida, aproveitou bobeira de Machado, ficou com a bola e chutou de virada, sem chances para o goleiro Adinam.

Embalado, o clube de Porto Alegre ampliou dois minutos depois. Aos 37min, o lateral-direito Patrício cruzou na medida para Pedro Júnior, que entrara no lugar de Samuel, desviar para o gol - a bola ainda bateu em Machado, do Avaí.

Leia mais

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias