| 01/10/2005 - 17h56 Com 'avalanche', Grêmio vence o Santa Cruz Da Redação Em São Paulo Com a mureta das arquibancadas do estádio Olímpico reforçada e uma boa apresentação dos donos da casa, a torcida do Grêmio pôde esbanjar a comemoração "avalanche" na vitória do tricolor gaúcho sobre o Santa Cruz por 2 a 0, neste sábado, em Porto Alegre, pela segunda fase da Série B do Campeonato Brasileiro.
SANTO ANDRÉ RESPIRA | O Santo André conquistou uma ótima vitória neste sábado. Mesmo jogando fora de casa, o time paulista bateu o Avaí por 1 a 0. A equipe catarinense, porém, está muito perto da eliminação. Leia mais | O resultado faz o Grêmio disparar na liderança do Grupo A, somando agora nove pontos. Com apenas mais uma vitória nos três jogos restantes o tricolor gaúcho garante sua classificação sem depender de outros resultados.
Mesmo com alguns momentos de domínio, o Santa Cruz não resistiu à pressão gaúcha, principalmente após a expulsão do atacante Carlinhos Bala. O destaque da partida foi Ricardinho, que marcou o segundo gol do Grêmio e deu bastante trabalho ao goleiro Cléber. "Encaminhamos bem a nossa classificação", disse o avante. Pereira abriu o placar para a equipe anfitriã.
Se o Grêmio apresentou um bom futebol dentro de campo, a torcida deu show fora dele. Os torcedores gaúchos lotaram o estádio Olímpico e, nos dois gols gremistas, fizeram a já famosa "comemoração avalanche", em que descem correndo a arquibancada.
AVALANCHE MAIS LENTA | A "avalanche" da torcida do Grêmio voltou a aparecer na arquibancada do Olímpico, mas de maneira diferente. Tamanha era a lotação do setor em que é feito a coreografia, os torcedores não tiveram muito espaço para correr, o que deixou a "queda" mais lenta.
Essa comemoração foi alvo de preocupação da diretoria do Grêmio, que mandou reforçar a mureta de proteção da arquibancada. O local já continha algumas rachaduras. |
Quem levou a pior na tarde gaúcha foi o Santa Cruz, que perdeu seu primeiro jogo no quadrangular semifinal e agora ocupa a segunda colocação, com seis pontos. A derrota encerrou uma seqüência de quatro partidas invictas na Série B.
Na próxima rodada, o tricolor pernambucano vai tentar se vingar da derrota deste sábado, já que enfrenta novamente o Grêmio, terça-feira, às 20h30, no estádio Arruda, onde está invicto há mais de um ano.
O jogo Empurrado pela torcida, o Grêmio começou a partida em um ritmo alucinante, encurralando o Santa Cruz dentro de seu campo de defesa e sem dar chances para o contra ataque. Aos 8min, o time gaúcho quase abriu o placar em uma boa arrancada de Samuel. Ele chutou de fora da área, mas a bola passou à direita de Cléber.
Porém, os pernambucanos sucumbiram à pressão aos 19min. Em uma cobrança de escanteio, o goleiro do Santa saiu mal e Pereira, livre de marcação, cabeceou para as redes. O gol despertou o Santa Cruz, que equilibrou o jogo e passou a assustar a equipe gremista.
Aos 32min, quase o Santa iguala o marcador em um lance idêntico ao gol dos gaúchos. Em uma cobrança de escanteio, Galatto saiu mal e Carlinhos Bala, na pequena área, cabeceou no travessão. "Cabeceei bem, escorei a bola, mas ela bateu na trave", afirmou o atacante.
Na volta para o segundo tempo, o Santa continuou melhor e perdeu um gol incrível aos 3min. Carlinhos Bala fez boa arrancada pela direita e cruzou para Reinaldo. O artilheiro da equipe se adiantou à defesa mas, na linha da pequena área, chutou para fora.
Com a melhora do Santa Cruz, os jogadores do Grêmio passaram a abusar da violência para parar os adversários e irritar os pernambucanos. Aos 13min, em uma disputa de bola no campo de ataque, Carlinhos Bala perdeu a cabeça, agrediu um gremista e foi expulso.
A expulsão complicou a vida do Santa, que lutou bastante para buscar o empate, mas não teve forças no ataque e ainda sofreu com os contra-golpes do Grêmio. Aos 27min, Ricardinho recebeu bom lançamento cara-a-cara com Cléber, chutou forte e o goleiro fez boa defesa.
Mas o Santa não resistiu por muito tempo. Em um contra-ataque rápido, aos 39min, Ricardinho chutou forte de fora da área e ampliou para o Grêmio, definindo a partida.
|