| 04/10/2005 - 22h31 Santa Cruz vence Grêmio e lidera o grupo A Da Redação Em São Paulo O Grêmio entrou em campo nesta terça-feira no Arruda querendo carimbar passagem para o quadrangular final da Série B. Entretanto, a derrota por 1 a 0 para o Santa Cruz frustrou os planos gaúchos e embolou o grupo A, levando o time de Recife à liderança.
Faltando duas rodadas para terminar a fase semifinal, gaúchos e pernambucanos estão empatados com nove pontos na ponta da tabela, mas o Santa, por ter mais gols marcados, leva vantagem no critério de desempate.
SANTO ANDRÉ ACIRRA DISPUTA | O Santo André continua na luta pela classificação para a fase final da série B. A equipe do ABC derrotou o Avaí por 3 a 0, em casa, e ficou com 3 de desvantagem para Santa Cruz e Grêmio, os primeiros colocados do grupo A. Rafinha e Dedimar (2) fizeram os gols do time paulista, que enfrentará o Santa Cruz em casa na próxima rodada. Leia mais | Acompanhando de perto vem o Santo André, que nesta noite derrotou o eliminado Avaí por 3 a 0 e chegou aos seis pontos. Somente os dois primeiros classificados passam para a próxima fase do certame.
A vitória nesta terça-feira de certa forma vinga o Santa Cruz, que já havia enfrentado o Grêmio duas vezes no atual certame e foi derrotado em ambas às vezes. Com um belo gol do lateral-esquerdo Xavier na primeira etapa, os pernambucanos conseguiram dar o troco e se igualar na classificação.
"Essa derrota não estava nos nossos planos. Esperávamos vencer e sair daqui classificados, mas agora vamos buscar isso nos próximos jogos", lamentou o volante Jeovânio. Agora, ambos os times voltam a jogar na próxima sexta-feira às 20h30. No ABC Paulista, Santa Cruz encara o Santo André, enquanto no estádio da Ressacada, em Santa Catarina, o Grêmio enfrenta o lanterna Avaí.
O jogo Empurrado pela sua torcida, o Santa Cruz até começou o jogo tentando sufocar o Grêmio, mas esbarrou na bem postada defesa gremista. O meia Rosembrik tentou, em vão, levar o time à frente, mas sem o atacante Carlinhos Bala - que suspenso não atuou -, não encontrou um parceiro para tabelar e as jogadas eram neutralizadas facilmente pelos zagueiros visitantes.
Aos poucos, o Grêmio foi se soltando e passou a atuar mais tempo no campo pernambucano. Apesar da falta de criatividade do meio-campo, conseguiu duas boas chances, ambas com Ricardinho.
Aos 32min, o atacante, livre na área, recebeu de Escalona e chutou cruzado, mas Cléber defendeu. Depois, aos 35min, quando Ricardinho tentou duas vezes na pequena área, mas em ambas Cléber defendeu, salvando o Santa.
"Tive três chances e não podia perder, mas vou voltar para o segundo tempo com mais atenção", disse Ricardinho, no intervalo.
ANDERSON EM DEZ DIAS | O atacante gremista que estava com a seleção brasileira sub-17 e conquistou o vice-campeonato do Mundial da categoria, desembarcou de cadeira de roda no Brasil, devido a lesão no tornozelo. Entretanto, o jogador está otimista e garante que em dez estará de volta aos gramados e quer ajudar o Grêmio numa possível ida ao quadrangular final.Leia mais | Até que aos 37min, em um lance isolado, os donos da casa abriram o marcador. Xavier arrancou pela meia esquerda e arriscou de fora da área. Galatto não foi firme no lance e a bola entrou em seu ângulo esquerdo, para delírio dos torcedores pernambucanos.
"Quando tenho espaço aberto eu chuto mesmo para o gol. Tive a felicidade de marcar dessa vez", disse Xavier, na saída para os vestiários.
Em desvantagem no marcador, o técnico do Grêmio, Mano Menezes, tratou de deixar a equipe mais ofensiva no segundo tempo, sacando Marcel e Bruno e colocando Samuel e Paulo Ramos.
Os gaúchos voltaram pressionando e aos 8min Pereira de cabeça assustou Cléber. Aos 15min, Ricardinho entrou na área, mas Cléber fechou o ângulo e fez a defesa.
Depois disso, o Santa Cruz tratou de ter uma postura mais ofensiva e equilibrou o jogo. Rosembrik quase marcou em chute de fora da área, aos 37min, mas Galatto espalmou.
No fim do jogo, o técnico Mano Menezes ainda tirou Nunes e colocou o atacante Fábio Bala, mas o Grêmio não conseguiu sufocar o Santa, que garantiu a vitória tocando com inteligência a bola em seu campo de ataque e levando ao delírio os torcedores no Arruda. |