! Angola, Togo, Costa do Marfim e Gana obtêm vaga inédita na Copa - 08/10/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  08/10/2005 - 14h07
Angola, Togo, Costa do Marfim e Gana obtêm vaga inédita na Copa

Da Redação
Em São Paulo

A rodada final das eliminatórias da África marcou a classificação inédita de Angola, Togo e Costa do Marfim, que surpreenderam ao eliminarem forças tradicionais do continente, como Nigèria, Senegal e Camarões, seleções presentes em Mundiais passados.

GANA ENFIM VAI À COPA
O dia 8 de outubro de 2005 está marcado na história do futebol de Gana. Neste sábado, a seleção nacional de futebol garantiu pela primeira vez na história a classificação para uma Copa do Mundo. A vaga para o Mundial veio após a goleada de 4 a 0 sobre Cabo Verde.

Famosa por conquistas internacionais nas categorias de base, Gana finalmente consegue se classificar para um Mundial principal. Leia mais
Com a vitória fora de casa sobre Ruanda por 1 a 0, Angola terminou o grupo 4 da África com 21 pontos, empatado com a Nigéria, que goleou Zimbábue por 5 a 1. No entanto, os angolanos levaram vantagem sobre a tradicional força do continente no confronto direto - venceram em casa por 1 a 0 e depois empataram no campo adversário.

O herói da classificação de Angola foi Fabrice Akwa, que marcou de cabeça o único gol da vitória sobre Ruanda em Kigali. No outro jogo do grupo, os dois gols de Obafemi Martins, atacante da Inter de Milão, não foram suficientes para ajudar a Nigéria no final das contas.

Togo garantiu a primeira colocação do grupo 1 com a vitória sobre Congo fora de casa por 3 a 2. Os togoleses terminaram a chave com um ponto de vantagem sobre Senegal, que também neste sábado bateu Mali por 3 a 0.

Pelo grupo 3, Costa do Marfim fez sua parte, derrotando o Sudão fora de casa por 3 a 1, e ainda contou com o inesperado tropeço da favorita Camarões, que ficou no empate em seus domínios com o Egito por 1 a 1. Didier Drogba, estrela do Chelsea da Inglaterra, marcou o segundo gol na histórica vitória marfinesa.

Os camaroneses, que haviam derrotado a Costa do Marfim na penúltima rodada, precisavam apenas de uma vitória para ir à Copa. Com o tropeço inesperado, os "leões indomáveis" perdem a chance de disputar o Mundial pela quinta oportunidade consecutiva. Desde 1990, na Itália, que Camarões marcava presença sem interrupção no evento.

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias