! Náutico goleia a Portuguesa e retorna à disputa - 29/10/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  29/10/2005 - 17h59
Náutico goleia a Portuguesa e retorna à disputa

Da Redação
Em São Paulo

O Náutico está de volta à briga por uma vaga na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2006. Após perder na estréia do quadrangular final da Série B, o alvirrubro soube aproveitar uma superioridade numérica e goleou a Portuguesa por 4 a 1, de virada, neste sábado, no estádio dos Aflitos.

GRÊMIO EMPATA E LIDERA
Líder absoluto da série B nas fases anteriores, o Santa Cruz viu o sonho de regressar à elite ficar mais distante nesta tarde de sábado. Depois de desperdiçar um pênalti com o artilheiro Reinaldo, o clube pernambucano empatou por 1 a 1 com o Grêmio, em pleno estádio do Arruda, e continua sem vencer no quadrangular decisivo. Com o resultado, os gaúchos lideram. Leia mais
O fator decisivo para o resultado foram os cartões vermelhos. A Portuguesa teve três atletas expulsos ainda no primeiro tempo (Johnson e Rodrigo Pontes, em campo, e Rafael Toledo no banco de reservas) e não resistiu à pressão do Náutico.

"Jogar com 11 já é difícil, imagina com dois a menos", lamentou o atacante Leandro Amaral.

Com a superioridade numérica, brilhou a estrela do meia Danilo, que marcou três gols do Náutico na partida. O outro tento alvirrubro foi feito por Cleisson. Wilton Goiano fez o da Portuguesa.

Se o Náutico se igualou aos outros times, a Portuguesa perdeu a chance de disparar na liderança do quadrangular final. A equipe rubro-verde goleou o Santa Cruz por 4 a 1, em São Paulo, e ocupava a primeira posição.

Na próxima rodada, a Portuguesa recebe o Grêmio, sábado, às 16h, no Canindé, em São Paulo. No mesmo dia e horário, o Náutico faz o clássico com o Santa Cruz, no estádio dos Aflitos.

O jogo
"A Portuguesa veio aqui para dar um passo a mais em busca da Série A. Viemos aqui para somar mais três pontos", disse Celsinho. E foi com esse intuito que o time paulista começou a partida, sem se importar com o lotado estádio dos Aflitos.

LAMBANÇA DA ARBITRAGEM
Uma trapalhada da arbitragem tumultuou o primeiro tempo da partida. Em um contra-ataque pela esquerda, Johnson passou para Celsinho, que estava livre no meio da área e perdeu um gol feito.

Irritado com o companheiro, o meia estravazou trombando com o goleiro Rodolpho, que caiu no chão. Como o árbitro Domingos de Jesus Viana Filho não viu o lance, o auxiliar Edílson Ferraz indicou a agressão. Porém, acusou o jogador errado e Johnson acabou expulso.

A confusão irritou os jogadores e o banco de reservas da Portuguesa, que foram tirar satisfações com o árbitro. No tumulto, Viana Filho ainda expulsou o reserva Rafael Toledo.

"O auxiliar f*** com a arbitragem!", detonou o técnico Giba, inconformado com o erro.

Celsinho, visivelmente nervoso, ainda fez uma falta violenta no meio-campo e recebeu o cartão amarelo. Acabou sacado por Giba antes do intervalo.
Logo aos 3min, Maurício fez boa jogada pela direita e cruzou. A defesa do alvirrubro bateu cabeça e Wilton Goiano, sozinho, girou e mandou para as redes.

Após o gol, o Náutico tentou pressionar, mas foi a Portuguesa que levou maior perigo, nos contra-ataques puxados por Celsinho. Isto até o meia agredir o goleiro alvirrubro na reposição de bola.

Porém, em vez de expulsar o meia, o árbitro se enganou e deu cartão vermelho a Johnson, que havia participado de um lance anterior. O erro revoltou o banco da Portuguesa e, após discussão com o juiz, o reserva Rafael Toledo também acabou expulso.

No final do primeiro tempo, o time paulista perdeu mais um jogador. Rodrigo Pontes, que já tinha cartão amarelo, fez uma falta no meio-campo e acabou expulso, comprometendo ainda mais os rubro-verdes.

"Temos que ter mais tranqüilidade, pois estamos reclamando demais com a arbitragem. É pensar no jogo e esquecer o árbitro", reclamou Leandro Amaral.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Roberto Cavalo mandou a equipe ao ataque para pressionar a Portuguesa. Foi quando brilhou a estrela de Danilo. O meia aproveitou um bate-rebate na área, aos 2min, e empatou a partida.

A virada não demorou a surgir. Aos 13min, Danilo bateu falta no canto esquerdo de Gléguer e colocou o Náutico na frente. Cinco minutos depois, o meia tabelou na grande área e bateu forte, ampliando o placar.

Aos 24min, o alvirrubro ainda chegou ao quarto gol. Em uma boa jogada pela direita, Miltinho cruzou e Cleisson, se antecipando a Gléguer, tocou para o gol. Du Lopes ainda tentou cortar, mas acabou nas redes junto com a bola.

NÁUTICO
Rodolpho; Bruno Carvalho (Cláudio), Batata (Aldivan), Tuca, Ademar; Cleisson, Willian (Miltinho), Danilo e David; Romualdo e Betinho
Técnico: Roberto Cavalo

PORTUGUESA
Gléguer; Maurício, Du Lopes, Sílvio Criciúma e Leonardo; Rodrigo Pontes, Alexandre, Wilton Goiano (Davi) e Celsinho (Émerson); Leandro Amaral (Mendes) e Johnson
Técnico: Giba

Local: Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)
Árbitro: Domingos de Jesus Viana Filho (PA)
Auxiliares: Jorge Brasil Mourão e Edílson Ferraz (ambos do PA)
Cartões Amarelos: Batata (N), Celsinho (P), Bruno Carvalho (N) e Gléguer (P)
Cartões Vermelhos: Johnson (P), Rafael Toledo (P) e Rodrigo Pontes (P)
Gols: Wilton Goiano, aos 3min do primeiro tempo; Danilo, aos 2min, 13min e 18min, e Cleisson, aos 24min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias