| 29/10/2005 - 18h06 Ex-favorito, Santa empata e dá 'ponta' ao Grêmio Da Redação Em São Paulo Líder absoluto do Campeonato Brasileiro da Série B nas duas fases anteriores, o Santa Cruz viu o sonho de regressar à Primeira Divisão ficar mais distante nesta tarde de sábado. Depois de desperdiçar um pênalti, batido pelo artilheiro Reinaldo, o clube de Pernambuco empatou por 1 a 1 com o agora líder Grêmio, em pleno estádio do Arruda, e continua sem vencer no quadrangular decisivo.
NÁUTICO GOLEIA A LUSA | O Náutico está de volta à briga por uma vaga na elite do Campeonato Brasileiro em 2006. Após perder na estréia do quadrangular final da Série B, o alvirrubro soube aproveitar uma superioridade numérica e goleou a Portuguesa por 4 a 1, neste sábado, no estádio dos Aflitos, embolando a classificação da fase decisiva. Leia mais | "Eles souberam fazer uma marcação muito forte. Tivemos dificuldade para criar as jogadas. Temos que colocar a cabeça no lugar e saber que ainda podemos brigar pelo acesso", afirmou o zagueiro Carlinhos Paulista.
Com o resultado, a equipe dirigida por Givanildo Oliveira soma seu primeiro ponto (foi goleada por 4 a 1 pela Portuguesa na rodada inicial) e ocupa a última colocação da terceira fase. O Santa, inclusive, é o único participante que ainda não triunfou.
Já os gaúchos aparecem em situação bem mais cômoda. Acumulando agora quatro pontos, o clube do Rio Grande do Sul lidera com um de vantagem sobre o Náutico e estaria de volta à Série A caso a competição terminasse agora.
"Demos muito espaço para o Santa Cruz e erramos ao optar muito pela jogada individual, quando deveríamos trabalhar mais coletivamente. Além disso, perdemos a bola com muita facilidade. Mas é muito melhor fazer as correções estando na liderança, vindo de um resultado positivo, pois os jogadores estão mais tranqüilos e motivados", explicou o técnico Mano Menezes.
Apesar do tropeço, o Santa Cruz mantém a invencibilidade atuando no Arruda. A última derrota do time tricolor diante de sua torcida aconteceu em agosto de 2004, quando foi batido pelo Avaí, também pela Segundona.
As equipes voltam a campo no próximo sábado, às 16h. O Santa Cruz enfrenta o Náutico, nos Aflitos, enquanto o Grêmio visita a Portuguesa, no estádio do Canindé, em São Paulo.
O jogo Apesar de atuar fora de casa, o Grêmio criou a primeira boa oportunidade da partida. Logo aos 2min, o atacante Marcel arriscou chute de fora da área, a bola ganhou efeito e passou muito próxima à trave esquerda de Cléber. O Santa respondeu três minutos mais tarde, quando Carlinhos Bala cobrou falta com perigo para fora.
TIMES DUELAM FORA DE CAMPO | O clima entre Grêmio e Náutico não anda nada amistoso na Série B. Na fase anterior, os gaúchos cortaram a água do vestiário dos visitantes, obrigando os pernambucanos a tomarem banho no hotel após a partida.
O Santa não deixou por menos e repetiu a atitude na partida de volta. Neste sábado, quando saía para realizar o aquecimento antes do jogo, o Grêmio encontrou fechados os portões que dão acesso ao gramado do Arruda.
Utilizando uma serra, alguns membros da comissão técnica conseguiram destruir os cadeados e, assim, puderam subir até o campo de jogo. | Apesar de ter mais posse de bola e de chegar ao campo de ataque com facilidade, os pernambucanos não conseguiram pressionar, sobretudo pela boa marcação gremista sobre Rosembrick, Carlinhos Bala e Reinaldo. Dessa forma, a equipe passou a arriscar chutes de longa distância, todos sem direção.
O Grêmio voltou a assustar aos 38min aproveitando os espaços na defesa rival. Em contra-ataque, Paulo Ramos recebeu de Ricardinho na área e chutou rasteiro. Cléber fez ótima defesa no canto direito e evitou o primeiro gol.
O Santa Cruz só voltou a pressionar aos 42min e por pouco não abriu o placar. Andrade cobrou falta com violência da intermediária, Galatto espalmou e a bola tocou na trave direita antes de a defesa afastar para escanteio.
Depois do intervalo, a partida continuou da mesma maneira. Aos 13min, o Santa desperdiçou uma cobrança de pênalti. O goleiro Galatto tentou cortar com os pés uma bola espirrada na área e acabou derrubando o meia Lecheva. Reinaldo chutou fraco e o camisa 1 defendeu no canto direito.
Sete minutos mais tarde, porém, os nordestinos marcaram. A defesa gremista errou ao tentar fazer a linha de impedimento, Carlinhos Bala avançou pela esquerda, invadiu a área e tocou na saída de Galatto.
Quando o time da casa parecia caminhar para a vitória, o Grêmio chegou ao empate. Aos 26min, após cobrança de falta pela esquerda, Lipatín subiu de cabeça entre os zagueiros para deixar tudo igual novamente.
SANTA CRUZ Cléber; Osmar, Carlinhos Paulista, Valença e Peris (Xavier); Júnior Maranhão, Andrade, Lecheva e Rosembrick (Leonardo); Carlinhos Bala e Reinaldo (Paulinho) Técnico Givanildo Oliveira
GRÊMIO Galatto; Patrício, Marcelo Oliveira, Pereira e Escalona; Jeovânio, Sandro Goiano, Paulo Ramos (Raone) e Luiz Fernando (Lipatín); Marcel e Ricardinho (Pedro Júnior) Técnico: Mano Menezes
Local: Estádio do Arruda, em Recife (PE) Árbitro: Wagner dos Santos Rosa (RJ) Auxiliares: Carlos Henrique de Lima e Eurivaldo de Farias Lima (RJ) Cartões amarelos: Pereira (G), Rosembrick (S), Carlinhos Paulista (S), Raone (G), Escalona (G), Paulinho (S) Gols: Carlinhos Bala, aos 20min, e Lipatín, aos 26min do segundo tempo
|