| 01/11/2006 - 21h25 Flamengo empata no fim e 'interna' o Santa Cruz Da Redação No Rio de Janeiro Uma jogada de Renato Augusto (maior revelação rubro-negra na atualidade) aos 43min do segundo tempo salvou o Flamengo de um vexame maior ao valer o empate por 1 a 1 com o lanterna Santa Cruz, nesta quarta-feira, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado deixou a equipe pernambucana "internada na UTI".
Depois de dominar o adversário e perder várias chances incríveis, o Flamengo ficou disperso no segundo tempo, começou a se atrapalhar sozinho e levou gol de Márcio Mexerica. Mas Renato Augusto contou com a sorte no lance do empate. Após chute do meia da direita, a bola desviou em Bruno Lança e enganou o goleiro. Na súmula, foi anotado gol-contra do jogador do Santa Cruz.
"Buscamos a vitória. Arriscamos muito. Infelizmente, a bola não entrou. Faltou um centroavante ali, mas, dentro da minha característica, deu para perturbar. Tentei ajudar da melhor maneira possível", comentou Renato Augusto, que jogou improvisado como atacante, no lugar do artilheiro Obina, suspenso.
Com o empate, o Flamengo foi a 43 pontos e segue em situação confortável na tabela, mas perdeu a chance de ir a 45 e ficar a um do número considerado suficiente pelo técnico Ney Franco para sepultar de vez a remota possibilidade de rebaixamento.
Para evitar qualquer risco, a diretoria estabeleceu como meta os 49, mesmo assim, o time não deverá ter problemas para alcançar a marca, pois ainda faz três jogos em casa.
Enquanto isso, o Santa Cruz, que já estava em situação delicada, agora respira com a "ajuda de aparelhos". Com o empate, se manteve na última posição, agora com 25 pontos, e não depende mais só de si para se salvar.
SÁVIO: FORA DO BRASILEIRO |
---|
Após o empate com o Santa Cruz, o médico do Flamengo, José Luiz Runco, anunciou que Sávio, com dores musculares, não voltará a jogar neste ano. |
---|
| LEIA MAIS |
Como restam seis jogos até o fim do Brasileiro, o Santa Cruz ainda poderia chegar aos 45 pontos, número que pode salvar um time do rebaixamento, se tivesse vencido o Flamengo. Mas com o empate, a equipe agora só pode atingir 43 pontos, o que não deve ser suficiente para evitar a queda.
"O resultado foi injusto, pelo que a gente apresentou. Infelizmente, a bola não tem entrado. E quando entra, o adversário empata ou vira. É difícil, mas vamos lutar até o fim. Entregar-se jamais", disse o meio-campo Júnior Maranhão.
Mas até a marca de 43 pontos parece improvável de ser alcançada pelo Santa Cruz, que não mostra poder de reação. O time, que teria de vencer todas as suas partidas restantes para chegar a este número, atingiu seu sexto jogo seguido sem vitória nesta noite. Nas cinco rodadas anteriores, a equipe perdeu para Fortaleza, Goiás, Vasco, Paraná e Botafogo.
O Santa Cruz segue seu calvário no Brasileiro no próximo domingo, quando enfrenta o Corinthians, no Pacaembu, às 18h10. O Flamengo volta a campo no dia anterior para encarar o Atlético-PR, novamente no Maracanã, no mesmo horário.
O jogo O Flamengo começou pressionando e teve a primeira chance de abrir o placar logo aos 3min. Após cruzamento de Renato da esquerda, a bola raspou o travessão e sobrou na direita para Leonardo Moura. Com espaço dentro da área, ele avançou e cruzou rasteiro da linha de fundo, Wilson Surubim afastou fraco e Fellype Gabriel chutou de primeira, na zaga.
O Flamengo aproveitava os espaços e chegou de novo aos 5min. Paulinho chutou forte da meia direita e a bola saiu rente ao travessão, próxima ao ângulo esquerdo do goleiro.
Melhor, o time da Gávea criou outra oportunidade aos 7min. Renato lançou da esquerda para Augusto, que dominou dentro da área, driblou um zagueiro, ficou de frente para o goleiro e chutou cruzado, mas a bola rolou para fora, rente à trave direita de Anderson.
JEJUM DE 19 ANOS |
---|
Com o empate desta quarta-feira, contra o Santa Cruz, no Maracanã, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo não conseguiu acabar com um jejum de 19 anos sem vitória sobre o adversário na competição. A última vitória foi em 1987, quando Zico marcou três vezes na vitória por 3 a 1. |
---|
| LEIA MAIS |
Amplamente superior, o Flamengo teve outra chance aos 14min. Após jogada de Renato, a bola sobrou para Léo Medeiros, que chutou da entrada da área. O goleiro deixou passar e quase levou um "frango", mas ela saiu à sua esquerda. Aos 20min, Leonardo Moura chutou da entrada da área e mandou por cima do travessão.
O Flamengo criava uma chance atrás da outra, mas não acertava nenhum chute. Aos 21min, após cobrança de escanteio da esquerda, a bola sobrou quase na pequena área para Rodrigo Arroz. O zagueiro chutou, mas a bola desviou na defesa e saiu por cima.
O Santa Cruz começou a sair para o jogo e conseguiu chegar na entrada da área do Flamengo, mas também não finalizou. Com isso, passou a dar o contra-ataque para o time rubro-negro, que não aproveitou com êxito.
O Flamengo começou a se atrapalhar sozinho e o ritmo do jogo caiu bastante. O time da casa só voltou a ameaçar aos 41min, novamente com chute de fora da área. Paulinho arrematou, mas a bola saiu à esquerda do goleiro.
Mas o Santa Cruz não estava morto e assustou bastante aos 45min, quando teve um gol anulado por impedimento. Mirandinha, adiantado, pegou rebote do goleiro Bruno e mandou para o gol, mas o auxiliar levantou a bandeira corretamente.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com o esquema 3-6-1, já que o técnico Ney Franco colocou o zagueiro Marlon no lugar de Toró. O meia-atacante Vinícius Pacheco também entrou, na vaga de Léo Medeiros. Mas foi o Santa Cruz que ameaçou primeiro, aos 3min. Bruno lança cobrou falta da meia esquerda com perigo, mas Bruno segurou firme.
RODADA EMBOLA BRIGA POR VAGA NA LIBERTADORES |
---|
Os resultados dos sete jogos que abriram a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, esquentaram de vez a disputa por uma vaga na Libertadores. A derrota do Vasco, por 6 x 4 para o Atlético-PR e as vitórias de Figueirense e Goiás, ambos como visitantes, sobre Grêmio e Palmeiras, por 2 x 1 e 3 x 1, respectivamente, embolaram a tabela. |
---|
| LEIA MAIS |
O Flamengo se recuperou, mas perdeu a melhor chance até então aos 6min. Juan invadiu livre a área, pela esquerda, e chutou mal. A bola sobrou nos pés de Leonardo Moura, que dominou quase na pequena área, teve tempo de ajeitar e chutou, mas em cima da defesa, desperdiçando gol feito.
Mas o Santa Cruz novamente assustou numa cobrança de falta, aos 8min. Júnior Maranhão chutou forte, Bruno não segurou, mas conseguiu espalmar. No rebote, Adriano Santos chutou por cima.
O Flamengo começou a demonstrar nervosismo ao se atrapalhar sozinho em dois lances. Primeiro com Renato Augusto e Fellype Gabriel, que não se entenderam na entrada da área do Santa Cruz, e depois com Vinícius Pacheco, que caiu sozinho ao tentar driblar um adversário na área.
O castigo veio aos 18min, quando o Santa Cruz abriu o placar. Reginaldo Araújo arrancou pela esquerda e cruzou à meia altura para o meio da grande área. Márcio Mexerica pegou de primeira e colocou no canto esquerdo de Bruno.
O gol esgotou a paciência da torcida do Flamengo, que passou a vaiar os erros do time. O meia Fellype Gabriel também foi perseguido. Aos 26min, o jogador teve a chance de se redimir com os rubro-negros ao chutar de primeira da entrada da área, mas a bola saiu rente à trave esquerda.
Logo depois, Fellype recebeu um passe, mas não viu a bola porque estava ouvindo instruções de Ney Franco e imediatamente foi bastante hostilizado pela torcida. No desespero, o Flamengo passou a atacar com tudo. Aos 28min, Renato pegou a sobra da direita, chutou de primeira, mas a zaga desviou de cabeça e a bola saiu por cima do travessão.
O Flamengo perdeu outra chance incrível aos 31min. Após cruzamento da direita, Fabiano Oliveira entrou de carrinho dentro da pequena área, mas não conseguiu empurrar para dentro. Logo depois, Leonardo Moura chutou livre da direita, sem ângulo, e acertou a trave esquerda do goleiro.
Quando a vitória do Santa Cruz era iminente, Renato Augusto chutou da direita, a bola desviou em Bruno Lança e entrou, aos 43min. Na súmula, o árbitro deu gol contra de Bruno Lança.
FLAMENGO Bruno; Leonardo Moura, Rodrigo Arroz (Fabiano Oliveira), Ronaldo Angelim e Juan; Paulinho, Léo Medeiros (Vinícius Pacheco), Toró (Marlon) e Renato; Fellype Gabriel e Renato Augusto Técnico: Ney Franco
SANTA CRUZ Anderson; Jameson, Sidraílson, Adriano dos Santos e Reginaldo Araújo; Júnior Maranhão, Bruno Lança, Wilson Surubim e Jorge Henrique; Mirandinha (Osmar) e Márcio Mexerica Técnico: Fito Neves
Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC) Assistentes: Alcides Pazetto e Joel Alves Júnior (ambos de SC) Cartões amarelos: Paulinho (F), Léo Medeiros (F), Jameson (S), Márcio Mexerica (S) Gols: Márcio Mexerica, aos 18min e Bruno Lança (contra), aos 43min do segundo tempo
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |