! Grêmio consegue a recuperação com 2 a 1 no Juventude - 08/11/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  08/11/2006 - 21h24
Grêmio consegue a recuperação com 2 a 1 no Juventude

Da Redação
Em Porto Alegre

Juventude e Grêmio se enfrentaram na Serra gaúcha, na noite desta quarta-feira, na abertura da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, e apesar do esforço despendido pelos donos da casa após terem saído atrás no marcador com dois gols, foi o Grêmio quem ficou com os três pontos do estádio Alfredo Jaconi. A partida acabou em 2 a 1.

Recém recuperado de lesão no tornozelo, o goleiro Marcelo Grohe, do Grêmio, volta a ser preocupação para o Departamento Médico do clube. Na vitória de 2 a 1 sobre o Juventude, no Alfredo Jaconi, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro, o jogador machucou o dedo mínimo da mão esquerda, e saiu de campo pessimista, apesar das primeiras avaliações não indicarem um problema grave.
MARCELO GROHE SE MACHUCA
LEIA MAIS
O resultado representou a recuperação do Grêmio e trouxe alívio a um clube que chegou a se sentir ameaçado com a possibilidade de perder uma vaga na Libertadores, pois nas duas rodadas anteriores perdera duas vezes em casa. Já o Juventude, mesmo com derrota, segue no "limbo", sem conseguir voltar à faixa que leva à Copa Sul-Americana mas ao mesmo tempo a uma distância razoável da zona de rebaixamento.

Com a vitória o Grêmio chega aos 58 pontos e se mantém, agora mais tranqüilo, entre os primeiros da tabela, embora matematicamente ainda ao alcance dos concorrentes às vagas na principal competição da América.

Já o Juventude, com 42, não conseguiu recuperar a vaga na Sul-Americana que perdera para o Corinthians no final de semana passado, mas ao mesmo tempo não corre o risco de ser ultrapassado por ninguém, pois atrás dele está o Palmeiras, que chega no máximo a 40 pontos.

Na próxima rodada, a de nº 35 de um total de 38 até o fim da competição, o Grêmio jogará outra vez fora de casa, contra o Atlético Paranaense. Já o time de Caxias do Sul vai ao Rio de Janeiro, enfrentar o Vasco da Gama.

O jogo
A partida começou num ritmo muito forte. Os dois times ansiavam mesmo pela vitória e jogaram-se com gana em busca da abertura do placar. Isso ocorreu logo aos 11min, quando Tcheco lançou Alessandro - que havia sido escalado surpreendentemente à última hora, no lugar de Rafinha - e esse, na saída do goleiro André, o encobriu com categoria e fez o 1 a 0.

O Juventude reagiu rapidamente e no minuto seguinte quase empatou. Houve um cruzamento da direita e Patrício cabeceou para trás, por pouco não fazendo contra. Na seqüência aos 13, outro lance perigoso, mas Christian estava impedido e seu chute fortíssimo, à queima-roupa foi defendido pelo goleiro Marcelo Grohe. No lance, anulado pelo árbitro, o goleiro sofreu uma luxação num dedo da mão esquerda e teve de ser substituído por Galatto.

O time de Caxias do Sul continuou tentando impor uma pressão sobre o adversário e se defendia com agressividade exagerada - três jogadores receberam cartão amarelo até os 30 minutos de jogo -, conseguindo eventualmente armar alguns contra-ataques perigosos.

Mas nenhuma outra oportunidade foi criada, de lado algum, e o primeiro tempo acabou com a vantagem mínima a favor da equipe gremista.

No intervalo, o técnico interino do Grêmio, Sidnei Lobo (Mano Menezes está suspenso), manifestou preocupação com os muitos cartões amarelos que seus jogadores haviam recebido. "A gente não pode entrar na pilha dos caras, estamos reclamando demais", disse ele.

O confronto era, realmente, tenso, tanto que pelo lado do Juventude o zagueiro Antônio Carlos, que estava se atritando com os adversários de forma quase descontrolada, antes de entrar no vestiário discutiu com seu treinador Ivo Wortmann.

Ivo que mandou a campo, para a segunda etapa, um time diferente. Ele tirou o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, que fazia uma má partida, substituindo-o pelo zagueiro Igor, e o esquema mudou do 4-4-2 para o 3-5-2.

O time ficou um pouco mais eficiente, passou a pressionar mais, mas as tentativas de igualar invariavelmente eram através de cruzamentos altos para a grande área, facilmente controlados pela zaga gremista.

Aos 13min, em contra-ataque, Alessandro quase ampliou para o Grêmio, após receber ótimo passe de Tcheco, que puxara um perigoso contra-ataque. O susto não tirou o ímpeto do Juventude, que deu continuidade à sua tática de dar balões para as proximidades da meta inimiga.

As melhores oportunidades, entretanto, seguiam sendo a favor da equipe gremista, que aos 18 perdeu nova chance, quando Ramón cabeceou fazendo a bola raspar o poste direito do goleiro André, após receber cruzamento da ponta direita.

O segundo gol gremista ocorreu aos 27min. Após um escanteio da esquerda, o zagueiro Antônio Carlos cometeu pênalti, ao meter a mão na bola, e na cobrança Tcheco bateu no canto inferior esquerdo, com categoria, e fez o 2 a 0.

A torcida caxiense se revoltou, deu início a protestos nas sociais do estádio, pedindo a saída da diretoria do clube, enquanto o time continuava se esforçando para ao menos descontar. Aos 37, numa cruzada da direita, o centroavante Christian cabeceou no poste direito de Galatto, na melhor chance do time em todo o jogo.

O gol dos donos da casa saiu aos 42, através de Christian, que em novo levantamento da direita dessa vez acertou, de cabeça, o travessão, e na seqüência a bola entrou.

Mas foi só e o Juventude deixou o gramado sob vaias e o Grêmio feliz pela reação no campeonato.

JUVENTUDE
André; Wellington, Antônio Carlos, Fabrício e Márcio Azevedo (Igor); Renan, Lauro, Fernando (Raulen) e Alexandre; Bruno (Leandrinho) e Christian
Técnico: Ivo Wortmann

GRÊMIO
Marcelo Grohe (Galatto); Patrício, William, Evaldo e Bruno Teles; Jeovânio, Lucas, Alessandro, Tcheco (Sandro Goiano) e Ramón; Rômulo (Herrera)
Técnico: Sidnei Lobo (interino)

Data: 8/11/2006
Local: Estádio Alfredo Jacioni, em Caxias do Sul
Árbitro: Wagner Tardelli (Fifa/RJ)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Sérgio Cordeiro Filho (RS)
Cartões amarelos: Lauro, Fabrício, Renan, Antônio Carlos (Juventude); Jeovânio, Patrício, Tcheco, Evaldo, William, Alessandro e Sandro Goiano (Grêmio)
Gols: Alessandro (aos 11min do 1º tempo); Tcheco (aos 27min) e Christian (aos 42min do 2º tempo)

Veja também


Veja também


Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias