! Vasco bate Paraná e entra de vez na briga por Libertadores - 08/11/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  08/11/2006 - 21h29
Vasco bate Paraná e entra de vez na briga por Libertadores

Da Redação
No Rio de Janeiro

Entrando definitivamente na briga por uma vaga para a Copa Libertadores, o Vasco venceu a "decisão" que tinha contra o Paraná por 3 a 1. Com o resultado, as duas equipes possuem a mesma pontuação, mas os paranaenses ainda levam vantagem nos critérios de desempate.

CAMPEONATO BRASILEIRO
TIMESPONTOSJOGOS
1. São Paulo6733
2. Inter6334
3. Grêmio5834
4. Santos5634
5. Paraná5334
6. Vasco5334
TABELA COMPLETA
"Era um jogo decisivo, sabíamos da importância e a equipe entrou com esse espírito e essa personalidade", afirmou o atacante vascaíno Leandro Amaral.

Depois de ir para o intervalo com a boa vantagem de dois gols, o Vasco vacilou no início do segundo tempo e acabou sofrendo o gol no primeiro minuto. Porém, o Paraná também deu sua vacilada e fez um gol contra, interrompendo sua recuperação na partida.

Ocupando a última posição da zona de classificação para o torneio continental, o Paraná está no quinto lugar, com 53 pontos, mesmo número do Vasco, o sexto colocado. Porém, os paranaenses venceram 16 partidas, contra 14 dos cariocas, o que lhes garante a vantagem na tabela.

O Vasco acabou conseguindo se recuperar dos últimos dois resultados negativos. Nas últimas rodadas, o time carioca havia sido derrotado por Atlético-PR e Cruzeiro, fora de casa.

A vitória sobre o Paraná também garantiu ao Vasco a manutenção de um retrospecto positivo jogando no Rio de Janeiro. Há nove jogos, entre partidas em São Januário e no Maracanã, que a equipe não perde partidas na cidade. Por isso, os jogadores agradeceram muito o apoio dos torcedores.

"Foi uma vitória muito importante. A torcida está de parabéns pela festa", declarou o atacante Jean.

Na próxima rodada, o Vasco volta a jogar diante de sua torcida, em São Januário. O time recebe o Juventude, no sábado, às 18h10. No mesmo dia e hora, o Paraná faz outra "decisão" de vaga para a Libertadores, novamente fora de casa. O time encara o Santos, na Vila Belmiro.

O jogo
A vitória era importante para as duas equipes. Porém, atrás na tabela e jogando em casa, o Vasco precisava mais do resultado e procurou o ataque desde o início, esbarrando, porém, na boa defesa do Paraná. Por isso, apenas bolas paradas levaram perigo no começo da partida.

No Vasco, o destaque era Andrade que levou perigo aos 17min e aos 27min. Primeiro, o jogador bateu falta e Flávio fez grande defesa, cedendo escanteio. Depois, em nova cobrança do volante, o goleiro bateu roupa e, na sobra, Edmílson chegou antes de Ramon para ceder escanteio.

De tanto insistir, o time da casa acabou chegando ao gol aos 33min, em novo lance de bola parada. Flávio saiu mal após escanteio e Fabio Braz pegou a sobra de primeira, mandando para o gol aberto.

O melhor lance do Paraná aconteceu aos 35min, em cobrança de falta de Edmilson que Cássio soltou, mas voltou a defender antes da chegada de Leonardo. Mas foi o Vasco que chegou ao gol. Destaque do primeiro tempo, Andrade acertou um belo chute, dessa vez com a bola rolando, no canto direito de Flávio, aos 45min.

"Não demos muita chance ao adversário. Mas ainda não tem nada definido", disse o técnico Renato Gaúcho no intervalo, talvez já prevendo o que aconteceria no primeiro minuto da segunda etapa. Após levantamento na área, Leonardo escorou de cabeça e Cristiano apareceu para completar para o gol e diminuir o placar.

O gol do Paraná acabou abrindo a partida, porém sem os goleiros terem muito trabalho. O Vasco, no entanto, acabou levando sorte aos 15min e, em um gol contra ampliou o placar. Ramon bateu falta para a área e Pierre

Apesar da boa vantagem, era o Vasco quem continuava mais perigoso, já que aproveitava melhor os espaços dados pelo Paraná, explorando os contra-ataques. Flavio ainda foi obrigado a fazer mais uma grande defesa, aos 40min, em cobrança de falta de Ramon. Aos 43min, Cássio também fez boa defesa, após chute colocado de Leonardo.

Ainda deu tempo para uma expulsão. Aos 48min, Leonardo Gaciba julgou que uma falta feita por Jorge Luiz foi muito violenta e deu o cartão vermelho para o zagueiro do Vasco.

VASCO
Cássio; Wagner Diniz, Fábio Braz, Dudar (Jorge Luiz) e Diego; Ygor, Andrade (Amaral), Morais (Abedi) e Ramon; Jean e Leandro Amaral
Técnico: Renato Gaúcho

PARANÁ
Flávio; Gustavo, João Paulo e Edmílson; Peter, Pierre (Henrique), Beto, Sandro e Eltinho (Batista); Cristiano (Maicosuel) e Leonardo
Técnico: Caio Junior

Local: estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Assistentes: José Javel Silveira (RS) e José Otavio Dias Bittencourt (RS)
Cartões amarelos: Fabio Braz (V), Eltinho (P), Dudar (V), Pierre (P), Cristiano (P), Andrade (V)
Cartão vermelho: Jorge Luz (V)
Gols: Fabio Braz, aos 33min, Andrade, aos 45min do primeiro tempo; Cristiano, a 1min, Pierre, contra, aos 15min do segundo tempo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias