! Atlético joga mal, mas vence o Ipatinga e confirma sua vaga - 01/04/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  01/04/2007 - 17h59
Atlético joga mal, mas vence o Ipatinga e confirma sua vaga

Da Redação
Em Belo Horizonte

Apesar de não fazer uma boa partida, demonstrando excessiva preocupação em se poupar, o Atlético venceu o Ipatinga, por 1 a 0, na quente tarde deste domingo, no Estádio Independência. Com o resultado, o time atleticano garantiu matematicamente sua classificação às semifinais do Campeonato Mineiro e ainda manteve as chances de terminar em primeiro lugar essa etapa da competição, enquanto o Ipatinga se despediu da próxima fase.

EMBALO EM MINAS GERAIS
O Atlético chegou ao seu décimo jogo sem derrota. Em jogos válidos somente pelo Campeonato Mineiro são oito sem saber o que é perder, sendo que o time venceu seis e empatou duas partidas. Pelo estadual são cinco vitórias consecutivas, sobre Guarani, Democrata-SL, América, Ituiutaba e América.

O embalo atleticano começou justamente no clássico contra o Cruzeiro, que estava em um momento distinto, em primeiro lugar na competição. Apesar disso o time treinado por Levir Culpi bateu o rival por 3 a 1, de virada.
LEIA MAIS
O Atlético é o único time que pode tirar essa posição do Cruzeiro, líder isolado do certame, com 22 pontos, e primeira equipe a assegurar sua classificação, o que aconteceu com a vitória sobre o Democrata, em Sete Lagoas, por 3 a 1, neste sábado. Para que isso aconteça, o alvinegro terá de vencer o Democrata, em Governador Valadares, terceiro colocado, e torcer por um tropeço do seu rival, no Mineirão, contra a Caldense, vice-lanterna.

Já o Ipatinga, finalista das duas últimas edições do Estadual e atual vice-campeão, está fora das semifinais da competição deste ano. O time do Vale do Aço se manteve com 12 pontos, na oitava colocação, e sem a possibilidade de estar no G-4, ao término do Campeonato no próximo domingo. A situação do clube não é pior, por causa da derrota, em casa da Caldense, para o Tupi, que livrou o Ipatinga do risco de rebaixamento ao Módulo II.

O Atlético completou sua 10ª partida sem derrota, sendo oito pelo Mineiro e duas pela Copa do Brasil. O time de Levir Culpi atingiu ainda a quinta vitória consecutiva em jogos válidos pelo Estadual e ainda manteve duas invencibilidades. A primeira é que o alvinegro nunca foi derrotado pelo Ipatinga, na curta história do confronto: em nove jogos, venceu sete e empatou duas. O alvinegro aproveitou o jogo para zerar os cartões amarelos. Vanderlei, Rafael Miranda, Marcinho e Marcos levaram o terceiro e não jogam domingo.

Outra marca favorável ao time atleticano é o fato de não ter sido derrotado no Independência, em jogos oficiais disputados sob o comando do técnico Levir Culpi. Com o triunfo sobre o Ipatinga, neste domingo, o clube da capital já ganhou 13 vezes, além de dois empates. Antes de encerrar sua participação na fase de classificação do Estadual, o Atlético tenta a vaga nas oitavas-de-final diante do América-RJ, na quarta-feira, no Mineirão, quando joga por um 0 a 0.

O clube do Vale do Aço não conseguiu manter uma marca positiva, contra o Atlético. Foi a primeira derrota do Ipatinga, no atual Campeonato, para um time da capital, já que ele havia vencido Cruzeiro e América. Sem chances de brigar pelo título mineiro, o representante do estado na Série B do Brasileiro volta suas atenções para a Copa do Brasil, quando enfrenta o Palmeiras, quinta-feira, em São Paulo. No jogo de ida , venceu o clube paulista, por 2 a 0.

O jogo

Disputado sob calor muito forte, o primeiro tempo teve ritmo lento, muita marcação dos dois times - especialmente do Ipatinga - e poucas oportunidades de gols. A etapa inicial se caracterizou mais pelo jogo truncado, do que técnico. Foram 25 faltas em 45 minutos, 13 cometidas pelos visitantes e 12 pelos donos da casa, além de seis cartões amarelos - quatro para atletas do Ipatinga e dois para atleticanos.

COELHO E A BOLA PARADA
O lateral-direito Coelho, que marcou o seu segundo gol com a camisa do Atlético, na vitória sobre o Ipatinga, por 1 a 0, vem subindo de produção e tem sido importante para as boas atuações do time nos últimos jogos, com as cobranças de bolas paradas.

"Estou muito contente, estou feliz pela boa atuação. Fazer gol é sempre bom e a gente vem trabalhando sempre para poder fazer boas atuações pela equipe", comemorou.
LEIA MAIS
No quesito passes errados, os dois times contribuíram para o elevado número. No total foram 36 falhas cometida, 19 pelo Ipatinga e 17 pelo Atlético. O resultado de tudo isso, foram poucas jogadas bem feitas, apenas nove finalizações - cinco do time anfitrião - e pouco trabalho para os goleiros Diego e Rodrigo Posso.

O gol atleticano, marcado aos 14 min, saiu numa cobrança de falta do lado esquerdo. O lateral-direito Coelho cruzou para a área e a bola bateu no lateral-esquerdo Beto, indo para as redes do Ipatinga. O gol foi assinalado para o ala atleticano. Aos 40min, Vanderlei quase ampliou, após grande deixada de Marcinho e chutou para fora. Dois minutos depois, Roncato desperdiçou a melhor oportunidade do time do interior, chutando em um adversário.

Os dois times voltaram com as mesmas formações para o segundo tempo. Sem o calor da etapa inicial, houve maior movimentação e um futebol mais ofensivo e com mais chances de gols. Logo aos 34 segundos, Coelho cruzou da direita, mas Vanderlei não conseguiu completar. Aos 7min, o lateral-direito fez boa jogada, tabelou com Vanderlei e chutou, de esquerda, mas errou o alvo.

Obrigado a vencer para continuar com chances matemáticas de classificação, o técnico Flávio Lopes, do Ipatinga, tirou o lateral-esquerdo Beto e colocou o atacante Adeílson, tornando sua equipe mais ofensiva. Pouco depois, no entanto, o treinador voltou atrás e tirou o atacante Roncato para a entrada do zagueiro Léo Oliveira. Enquanto o Ipatinga corria contra o tempo em busca do empate, o Atlético administrava a magra vantagem.

Atlético-MG
Diego; Coelho, Marcos, Lima e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Bilu (Germano), Marcinho e Daniinho (Tchô); Éder Luis e Vanderlei (Galvão)
Técnico:Levir Culpi

Ipatinga
Rodrigo Posso, Mariano, Matheus, Márcio Alemão e Beto (Adeílson); Henrique, Recife, Luciano Sorriso (Genalvo) e Walter Minhoca; Roncato (Léo Oliveira) e Diego Silva
Técnico: Flávio Lopes

Data: 1/4/2007 (domingo)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Alicio Pena Júnior
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago e Alexandre Santos Conceição
Cartões amarelos: Matheus, Luciano Sorriso, Walter Minhoca, Diego Silva, Márcio Alemão, Genalvo (Ipatinga); Márcio, Vanderlei, Marcos, Rafael Miranda, Coelho (Atlético-MG)
Gols: Coelho, aos 14min do primeiro tempo

Campeonato Mineiro

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias