! Flamengo defende o 'contestado' esquema 3-6-1 - 29/04/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  29/04/2007 - 19h30
Flamengo defende o 'contestado' esquema 3-6-1

Da Redação
No Rio de Janeiro

O esquema 3-6-1 adotado pelo técnico Ney Franco não surtiu o efeito esperado no primeiro tempo. Apesar do fraco desempenho do Flamengo antes do intervalo, o treinador não mudou a equipe para a segunda etapa e a aposta acabou dando resultado no clássico deste domingo contra o Botafogo, na decisão do Estadual do Rio.

"A leitura do primeiro tempo é que o Botafogo foi superior independente da forma que entrássemos. Acho que é simplificar demais dizer que a gente entrou mal por causa do 3-6-1. Eles estavam mais focados", analisou Ney Franco.

Sem mexer no time que estava perdendo por 2 a 0, o comandante flamenguista conseguiu mudar a cara de sua equipe. Atuando de maneira diferente, o Fla partiu para cima e, ainda com o mesmo esquema, conseguiu um gol e a expulsão do goleiro do Botafogo, Julio Cesar.

"Ele mostrou que confia no time. Consertamos a marcação, conseguimos o pênalti e ali mudamos a história do jogo", comemorou o lateral Leonardo Moura. Para o volante Claiton, a decisão do treinador foi acertada.

"Não se pode estragar todo um trabalho porque ele não foi bem. O segundo tempo do Flamengo foi muito bom. Pressionou de todas as maneiras, teve o domínio. O time mudou totalmente com os mesmo jogadores", destacou.

Para Ney Franco, mais importante do que mudar o esquema de jogo ou tirar algum jogador da partida, era acertar a equipe que já estava jogando. Para isso, conversou bastante com seus atletas, consertando, além da parte tática, o lado psicológico de seus comandados.

"Eu tenho 15 anos de trabalho na base, onde se trabalha muito com o lado emocional. Passei tranqüilidade para os jogadores e conversei para acertar a parte tática. No futebol, tendo só três mudanças, você tem que gastar tudo possível e deixar as substituições como carta na manga", disse o técnico.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias