Topo

MMA


Jones vê lição em acidente bêbado e prega respeito contra 'lenda' Belfort no UFC 152

Campeão do UFC teve problemas com álcool recentemente, mas se diz recuperado - UFC/Divulgação
Campeão do UFC teve problemas com álcool recentemente, mas se diz recuperado Imagem: UFC/Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

19/09/2012 06h00

Não é fácil ser campeão do UFC. Fora as “pedreiras” pela frente para defender o cinturão, um lutador como o meio-pesado Jon Jones precisa trabalhar muito fora do octógono, ainda mais se sonhar atingir o patamar de ídolos como Michael Jordan e Tiger Woods, como o próprio norte-americano já falou. Antes de encarar Vitor Belfort no UFC 152, neste sábado em Toronto (CAN), Jones sentiu na pele esse desafio e sofreu dois grandes baques: foi detido embrigado após causar um acidente de trânsito e acabou levando a culpa pelo cancelamento da edição 151.

RELEMBRE OS CASOS

  • Campeão do UFC, Jon Jones é preso por bater carro ao dirigir embriagado, diz site

  • Ansioso para papo cara a cara com Dana (foto), Jones diz que superou polêmica do UFC 151

O primeiro caso foi em maio, em Nova York. Na madrugada de um sábado, ele foi de encontro a um poste com seu Bentley, dando perda total do veículo. Por conta disso, teve de cumprir um programa de reabilitação pelo problema com alcoolismo e se livrou de cumprir um tempo atrás das grades.

Com o foco mais uma vez no octógono, o campeão do UFC falou do incidente ao UOL Esporte e disse ter aprendido uma grande lição com seu erro. “Não sou perfeito”, admitiu Jones, que ultimamente aumentou a exposição em suas crenças religiosas, justamente depois do que passou.

Curiosamente, a religião o liga a Vitor Belfort, que também expressa sua fé a todo momento. Eles se encaram em um choque de duas gerações. E o norte-americano mostrou respeito quanto a isso. Disse que vê o brasileiro como uma verdadeira lenda e até afirmou que vê este desafio como ainda maior do que o que faria originalmente, contra Dan Henderson. Confira a entrevista com o lutador:

UOL Esporte: Jones, primeiramente, fale sobre sua preparação. É possível se dedicar mesmo depois de todo o drama do UFC 151?
Jon Jones: Minha preparação foi muito boa. Eu me sinto ótimo depois do tempo extra que tive. Estou focado. O Vitor é um lutador clássico, uma lenda. A palavra ‘lenda’ é usada de forma abusiva no esporte, mas ele realmente o é. Me sinto honrado de lutar com ele no dia 22 de setembro. De muitas maneiras, é uma luta até mais dura do que a que estava marcada para 1º de setembro [contra Dan Henderson].

MAIS SOBRE O UFC DESTE SÁBADO

  • Jones ou Belfort? Benavidez ou Johnson? Dê palpites sobre quem vencerá as lutas no UFC 152

  • Entrevista: Belfort cobra caráter de jovens lutadores e diz que tem repertório amplo pra bater Jones

  • Dana diz que Sonnen está pronto para enfrentar Jones no UFC 152 se Belfort se machucar

Você mudou algo em sua preparação para encarar o Vitor? Houve alguma necessidade especial?
Eu estou muito animado em enfrentá-lo, principalmente por ele ser um excelente canhoto. A última vez que encarei um canhoto foi Lyoto Machida, e fui pego com um grande soco dele. Estou ansioso em competir com mais um canhoto perigoso e quero mostrar que hoje sou um lutador ainda melhor do que fui contra Lyoto.

Você teve um acidente de carro em que foi pego embriagado há alguns meses, e isso repercutiu muito no UFC. Como foi passar por essa experiência, e o que tirou dela?
Eu cometi um erro e aprendi com ele. Eu estou longe de ser um cara perfeito, e tento melhorar dia após dia. Aprendi muito sobre mim mesmo depois disso tudo e me sinto abençoado de estar cercado por uma grande família e uma grande empresa.

Você construiu sua carreira passo a passo para se tornar um grande ídolo. Este episódio e o cancelamento do UFC 151 prejudicam isso? Ou uma boa vitória fará os fãs esquecerem tudo?
Eu defendo minha decisão de não lutar o UFC 151. Eu a tomei porque pensei ser o melhor para mim e a minha carreira. Eu estou pronto para ir adiante e estou realmente empolgado em lutar contra Vitor Belfort em Toronto. Só quero entrar no octógono e mostrar uma grande performance. Sobre o UFC 151, estou deixando tudo para trás para me focar em Vitor. Estou também ansioso em me encontrar com Dana White e conversar sobre tudo o que ocorreu e espero que este caso fique no passado.

Além de Dan Henderson restam poucos rivais no meio-pesado. Será que 2013 pode ser o ano emque o veremos como peso pesado?
Neste momento, meu foco é só em vencer Vitor Belfort. Eu acho que vou lutar como peso pesado em algum momento da minha carreira. Mas agora estou apenas pensando em defender meu título dos meio-pesados do UFC.

Dana White disse que, se Anderson Silva lutar contra Georges St-Pierre, o próximo passo pode ser enfrentá-lo. Você gosta da ideia?
Eu não tenho interesse em enfrentar Anderson Silva. Mas adoraria a chance de lutar em frente aos torcedores do Brasil um dia. O Brasil tem fãs muito apaixonados, seria uma honra lutar aí no futuro.

Por último, você tem deixado a barba crescer. É alguma superstição?
Não, a barba não é nenhuma superstição, mas eu vou mantê-la para a luta contra o Vitor no UFC 152. É só uma coisa para deixar os torcedores com a pulga atrás da orelha (risos)!