Topo

MMA


Ex-garoto de rua estreia com nocaute, chora e "manda recado" ao UFC

Jorge Corrêa, José Ricardo Leite e Rodrigo Farah

Do UOL, em Barueri

09/10/2013 19h07

A estreia de Alan "Nuguette" Patrick no UFC não poderia ter sido melhor. Não precisou nem terminar os primeiros cinco minutos para levar Garett Whiteley à lona com um nocaute fulminante, no card preliminar do UFC Barueri. Agora, seu cartel é de 11 vitórias e nenhuma derrota.

Foi o primeiro combate do amazonense que passou perrengues antes de iniciar e até durante seu início no mundo das lutas. Foi menino de rua e fez até de engraxate e flanelinha para se virar na vida. Lembrou-se disso logo após a vitória ao chorar, completamente emocionado. "Não tenho palavras. Sou um garoto de rua que morou na rua. Olha o que ele fez comigo. Obrigado, Brasil." Depois, aproveitou para mandar um recado para a nova organização.

"Eu queria chegar com uma vitória para firmar meu contrato e garantir que o UFC soubesse que eu não estou de brincadeira. Estou pronto para a próxima, com fome de luta. Acho que ele não sabia que eu tenho mão também, ele deve ter visto vídeos meus com finalizações, mas nós treinamos muito boxe e eu tenho mão pesada", continuou.

O primeiro duelo do card preliminar foi justamente entre Alan Patrick e o norte-americano Garett Witheley, pelos leves. Patrick começou bem e colocou o rival para baixo ainda no primeiro minuto. Depois de certo tempo, perdeu a posição. A luta voltou para a parte em pé.

Depois disso, passou a haver forte trocação entre os dois. Com golpes rodados, Patrick fez a alegria do público e conseguiu um nocaute no minuto final.

Em momento de guarda aberta do americano, acertou o queixo com a mão esquerda e colocou o oponente no chão. Com uma chuva de socos, finalizou a luta e fez aé uma dancinha para comemorar.

Iliarde perde a terceira no UFC; Yan Cabral estreia bem

Depois, foi a vez de Iliarde Santos medir forças com Chris Cariaso, em duelo dos moscas. O paraense dominou o primeiro round levando mais de uma vez a luta para o chão e golpeando bastante. No entanto, no segundo round, o brasileiro foi castigado na trocação e ficou grogue. Cariasso soube aproveitar e acertou uma sequência ao prensar o rival na grade até o juiz interromper o combate.

O terceiro duelo da série entre Brasil e Estados Unidos foi entre Yan Cabral e David Mitchell, pelos meio-médios. Cabral participou da segunda edição do TUF e venceu na estreia, mas se lesionou e teve que deixar o reality show.
 
Como se esperava, o brasileiro tentou impor seu jiu-jitsu e conseguiu derrubar o americano nos segundos iniciais. Esteve próximo de finalizar a luta, mas levou a melhor no primeiro round.
 
No segundo, Cabral deu um knock-down na trocação, que não é sua especialidade. Mas não conseguiu finalizar no solo. A luta teve momentos mornos ao ficar muito agarrada. O mineiro pareceu ter cansado no terceiro round, mas ainda assim manteve as posições dominantes e ficou próximo de finalizar, mas o americano mostrava estar com a defesa apurada. Cabral venceu por decisão unânime. "Estou muito feliz e aguardei muito tempo por essa oportunidade. Estou pronto para trocar com qualquer um."

O duelo que fechou o card preliminar foi entre brasileiros, pelos meio-médios, com Ildemar "Marajó" Alcântara e Igor Araújo. O primeiro foi melhor no primeiro round e por pouco não aplicou uma finalização com um estrangulamento. Araújo respondeu no round seguinte com uma boa sequência de socos na cabeça do rival. Já Marajó procurava a luta agarrada. Conseguiu derrubar, mas em uma das vezes Igor conseguiu reverter a posição no solo.
 
No decisivo assalto, Igor levou a melhor e conseguiu dominar a luta por baixo. Ficou em boa posição para aplicar o ground and pound. Mas a luta esfriou e recebeu vaias do público em certos momentos. Os três árbitros deram vitória para Araújo.
 
Resultados do card preliminar
Igor Araújo venceu Ildemar Alcântara por decisão unânime dos juízes
Yan Cabral venceu David Mitchell por decisão unânime dos juízes
Chris Cariasso venceu Iliarde Santos por nocaute técnico no segundo round
Alan Patrick venceu Garett Witheley por nocaute técnico no primeiro round