Topo

MMA


Demian vê derrota injusta e cobra que árbitros do UFC "mostrem a cara"

Jorge Corrêa, José Ricardo Leite e Rodrigo Farah

Do UOL, em Barueri (SP)

10/10/2013 06h01

Em um combate morno e muito parelho, Demian Maia acabou sendo derrotado por Jake Shields na última quarta-feira, na luta principal do UFC Barueri. O brasileiro ficou muito irritado com a derrota por pontos, em decisão dividida dos juízes de cadeira. Ele disse ter certeza que venceu o combate.

Na pontuação, os dois árbitros que deram 3 a 2 para o norte-americano apontaram vitória no quinto round para ele e apenas um para o brasileiro, sacramentando o resultado final. Muito irritado, foi firme ao explicar seu domínio nos 5 minutos finais.

“Pelo o que entendi, a decisão foi no quinto round. Não sei o que aconteceu, mas acho que ganhei o quinto round, defendi as quedas e fui mais agressivo em pé. Na verdade, as posições nas costas que eu consegui são as mais perigosas, não dá para entender os juízes”, explicou.

Jake preferiu adotar um discurso mais politico, elogiou a atuação do brasileiro, mas acreditar ter vencido esse combate. “Foi uma luta muito dura, provavelmente a mais dura da minha carreira. Demian estava muito bem fisicamente, foi muito complicado de controlá-lo, mas acho que venci sem maiores dúvidas.”

Mas o paulista foi mais longe em suas críticas. Para ele, os árbitros de cadeira precisam sair do anonimato de sua função e assumir a responsabilidade pelo o que fazem. “Acho que o problema não é exatamente do UFC, porque os jurados não são do evento, mas acho que falta clareza nas regras. Às vezes não sabemos o que está valendo mais, se é uma queda, uma defesa, uma sequência de golpes.”

“Eles tinham de aparecer para o público, todo mundo saber quem eles são, conhecer o rosto deles, porque uma decisão errada muda a vida de um lutador. Nós aparecemos, os juízes centrais aparecem, os técnicos aparecem, mas eles não. Eles precisam assumir a responsabilidade do que fazem, dar mais clareza ao trabalho deles”, completou.

Assumindo os erros

Mesmo revoltado com o resultado negativo – uma vitória teria o colocado muito perto da disputa do cinturão, Demian Maia assumiu seus erros no combate e onde ele poderia ter feito diferente para sair com a vitória. Ele explicou que perdeu pelo menos duas vezes a oportunidade de finalizar Jake Shields com um mata-leão.

“Em pelo menos duas vezes consegui colocar a mão nele, mas não mantive, principalmente quando fui para as costas. Fiz isso duas vezes e perdi a posição, coisa que normalmente não acontece, daquele jeito eu sempre consigo o mata-leão. Não sei se fiquei nervoso por lutar em casa, com tanta gente conhecida, a emoção do momento, mas errei ali”, disse o brasileiro.