Topo

MMA


Americano é nocauteado por russo e deixa octógono desacordado e de maca

Jorge Corrêa

Do UOL, em Houston (EUA)

19/10/2013 20h50

Um cena assustou o card preliminar do UFC 166, que acontece neste sábado, em Houston. O norte-americano TJ Waldburger foi nocauteado pelo russo Adlan Amagov e ficou muito tempo desacordado no chão. Os médicos tentaram acordá-lo ainda no octógono, mas não conseguiram. Com isso, o lutador norte-americano teve de ser retirado de maca e imobilizado de dentro do ringue.

Apesar de o evento ter muitos nocautes, alguns impressionantes pela força, a cena chamou a atenção por ser algo difícil de acontecer. Raramente é visto um lutador que não acorda rápido após um nocaute ou tem de sair de maca de dentro do octógono. Com isso, ficou um clima de grande preocupação no ginásio.

A luta começou muito movimentada, mas Amagov logo dominou a movimentação. Com poucos segundos, acertou um chute rodado na linha de cintura de TJ, que balançou o rival. No clinch, deu um cruzado que levou o americano para o chão, lá, com mais um golpe, nocauteou Waldburger.

O grande problema é que o árbitro central Jay Stafin demorou para interceder e o russo acertou mais dois fortes socos com o adversário já desacordado no chão, o que revoltou o presidente Dana White. "Esse juiz é uma porcaria!", disse o chefão do UFC no Twitter.

A assessoria de imprensa do UFC informou que o TJ Waldburger acordou nos vestiários do ginásio Toyota Center e foi encaminhado diretamente para o hospital. Ele está em observação, mas "acordado e alerta", segundo informações do evento. Ele já passou por exames de tomografia computadorizada e nada de anormal foi detectado. Duas horas depois, ele foi liberado do hospital para voltar para o hotel.

Lombard estreia bem nos meio médios

Finalmente o cubano Hector Lombard mostrou no UFC as mãos rápidas e pesadas que lhe deram fama. Fazendo sua estreia como peso meio-médios, ele teve uma atuação impecável contra Nate Marquardt. Ele precisou de apenas 1min48 para acertar uma bela sequência, com o rival fugindo, e conseguir o nocaute.

Já na luta feminina da noite, entre duas estreantes no Ultimate, um resultado polêmico. A experiente Sarah Kaufman dominou, aparentemente, a movimentação, mas acabou derrotada por pontos, em decisão dividida dois juízes, por Jessica Eye. A torcida no ginásio vaiou muito o resultado quando ele foi anunciado.

Card principal
Cain Velasquez nocauteou Junior Cigano a 3min09 do 5º round
Daniel Cormier venceu Roy Nelson por pontos, em decisão unânime dos juízes
G. Melendez venceu D. Sanchez por pontos, em decisão unânime dos juízes
Gabriel Napão nocauteou Shawn Jordan a 1min23 do 1º round
John Dodson nocauteou Darrell Montague a 4min13 do 1º round

 

Card preliminar
Tim Boetsch venceu CB Dollaway por pontos, em decisão dividida dos juízes
Hector Lombard nocauteou Nate Marquardt a 1min48 do 1º round
Jessica Eye venceu Sarah Kaufman por pontos, em decisão dividida dos juízes
KJ Noons venceu George Sotiropoulos por pontos, em decisão unânime dos juízes
Adlan Amagov nocauteou TJ Waldburger a 3min do 1º round
Tony Ferguson finalizou Mike Rio (triângulo de mão) a 1min52 do 1º round
Andre Fili nocauteou Jeremy Larsen a 53s do 2º round
Kyoji Horiguchi nocauteou Dustin Pague a 3min51 do 2º round