Topo

MMA


Napão nocauteia em 1min23 no UFC 166; Cormier vence duelo de gordinhos

Jorge Corrêa

Do UOL, em Houston (EUA)

19/10/2013 23h53

O brasileiro Gabriel Napão mostrou neste sábado, no card principal do UFC 166, em Houston, que não é apenas uma fase seu bom momento com a volta ao UFC. Com um belo nocaute em apenas 1min23, ele derrotou o norte-americano Shawn Jordan.

Agora, o peso pesado tem quatro vitórias em suas cinco lutas desde que retornou ao maior evento de MMA do mundo, sendo esse o segundo nocaute consecutivo no primeiro round. Assim, ele já mira entrar no Top 10 do ranking da categoria.

A luta começou estudada, com os dois procurando a distância certa para boxear. Jordan até achou primeiro o melhor momento para atacar, mas Napão absorveu bem o golpe para, em seguida, contra-atacar de forma eficiente.

Com um cruzado de direita que entrou na têmpora do norte-americano, Gabriel levou o rival ao chão e concretizou o nocaute por lá com uma série de socos.

“Estou mostrando que não sou apenas um lutador de jiu-jítsu. Minha trocação melhorou muito com meus treinos de muay thai. Agora, quero apenas subir na categoria, mas ainda não penso em disputa de título”, disse o brasileiro.

Cormier vence Nelson em duelo de gordinhos

As barrigas avantajadas não significaram nada. Mostrando ser um lutador completo e muito inteligente, Daniel Cormier dominou Roy Nelson por três rounds e venceu por pontos e sem problemas o duelo de gordinhos do card principal do UFC 166.

Ele começou usando o que tem de melhor, o wrestling. Dessa maneira, derrubou Nelson no primeiro round e ficou um bom tempo por cima, no chão. Mas nos períodos seguinte, passou a boxear e usar muito bem as esquivas contra os cruzados de Roy, sua principal arma.

Com sequências e chutes para manter a distância, Cormier mostrou que está pronto para disputar um cinturão do UFC e indicou que, para isso, deve descer para os meio-pesados, do campeão Jon Jones.

Melendez x Sanchez incendeia ginásio

Já era esperada uma grande luta, mas Gilbert Melendez e Diego Sanchez apresentaram muito mais que isso. Na melhor luta do evento, e provavelmente uma das melhores do ano, os dois travaram uma guerra de 15 minutos que incendiou o ginásio com sequências de golpes dos dois lados.

Sanchez esteve como nos velhos tempos, muito intempestivo e partindo para cima quase que de maneira afobada, mas golpeando. Mas se apresentando com mais técnica, Melendez acertou os melhores golpes o tempo todo, machucando muito o rival.

O terceiro round teve contornos épicos. Gilbert continuou melhor, mas Diego conseguiu um knockdown com um gancho certeiro e por pouco não venceu, mesmo depois de tomar muitos golpes. O barulho ensurdecedor deu o tom do final do combate, que deixou uma vontade de que ele não acabasse.

Card principal
Cain Velasquez nocauteou Junior Cigano a 3min09 do 5º round
Daniel Cormier venceu Roy Nelson por pontos, em decisão unânime dos juízes
G. Melendez venceu D. Sanchez por pontos, em decisão unânime dos juízes
Gabriel Napão nocauteou Shawn Jordan a 1min23 do 1º round
John Dodson nocauteou Darrell Montague a 4min13 do 1º round

Card preliminar
Tim Boetsch venceu CB Dollaway por pontos, em decisão dividida dos juízes
Hector Lombard nocauteou Nate Marquardt a 1min48 do 1º round
Jessica Eye venceu Sarah Kaufman por pontos, em decisão dividida dos juízes
KJ Noons venceu George Sotiropoulos por pontos, em decisão unânime dos juízes
Adlan Amagov nocauteou TJ Waldburger a 3min do 1º round
Tony Ferguson finalizou Mike Rio (triângulo de mão) a 1min52 do 1º round
Andre Fili nocauteou Jeremy Larsen a 53s do 2º round
Kyoji Horiguchi nocauteou Dustin Pague a 3min51 do 2º round