Topo

MMA


Na base do chute, Aldo faz o suficiente e defende título do UFC pela 6ª vez

Do UOL, em São Paulo

02/02/2014 03h18

Não foi das apresentações mais vistosas de José Aldo, famoso por suas vitórias explosivas. Mas usando principalmente seus famosos chutes baixos, ele fez o suficiente para vencer o norte-americano Ricardo Lamas por pontos, em decisão unânime dos juízes, na penúltima luta do UFC 169, neste sábado, em Nova Jersey.

Dessa maneira, o brasileiro defendeu o cinturão dos pesos pena do Ultimate pela sexta vez consecutiva - já tinha duas defesas do título da categoria no WEC, evento que foi anexado pelo UFC.

“Foi uma luta muito dura, pegaram vários chutes meus na perna dele e acho que ele não sentiu nenhuma. Ricardo Lamas é um grande lutador e fez por merecer a chance de disputar o cinturão. Ele tem muita garra e vim preparado para cinco rounds”, disse o brasileiro, ainda no octógono.

Agora, José Aldo está sem rivais diretos para uma disputa de cinturão em sua categoria - já venceu os cinco primeiros colocados do ranking dos penas. Com isso, é provável que ele faça uma superluta contra o campeão dos leves Anthony Pettis, que se recupera de uma cirurgia. 

A luta - Com um início muito estudado, Aldo demorou pouco mais de um minuto para tentar o primeiro ataque. Lamas foi quem mais procurou a luta e golpeou mais no primeiro round, mas quase todos os ataques ficaram na guarda do brasileiro. A efetividade foi maior pelo lado do brasileiro, que conseguiu boas sequências.

Partindo para cima apenas no momento certo, José Aldo passou a usar sua arma mais famosa, os chutes baixos. Sem tirar os olhos de Lamas, ele usava série de jabs e diretos ou golpes na linha de cintura para abrir espaço para os chutes, que machucavam a perna esquerda do norte-americano.

O desafiante até conseguiu acertar alguns golpes e cresceu no terceiro round. Ainda assim, Aldo ficou com os melhores golpes, só que passou a andar mais para trás, defendendo-se mais que atacando. O norte-americano por pontos já não conseguia mais levar nesse momento.

Como era de se esperar, Lamas começou o quarto round tentando levar a luta para o chão, mas o brasileiro não só defendeu a queda como derrubou o adversário, montou e por pouco não conseguiu a finalização por um mata-leão.

Ricardo Lamas começou os cinco minutos finais usando os chutes na linha de cintura de José Aldo, mas acabou derrubado. No chão, o norte-americano conseguiu raspar, ficar por cima e bater um pouco no ground-and-pound, mas não foi o suficiente para evitar a vitória do brasileiro.

Card principal
Renan Barão nocauteou Urijah Faber a 3min42 do 1º round
José Aldo venceu Ricardo Lamas por pontos, em decisão unânime dos juízes
Alistair Overeem venceu Frank Mir por pontos, em decisão unânime dos juízes
Ali Bagautinov venceu John Lineker por pontos, em decisão unânime dos juízes
Abel Trujillo nocauteou Jamie Varner a 2min32 do 2º round

Card preliminar
Alan Nuguette venceu John Makdessi por pontos, em decisão unânime dos juízes
Chris Cariaso venceu Danny Martinez por pontos, em decisão unânime dos juízes
Nick Catone venceu Tom Watson por pontos, em decisão dividida dos juízes
Al Iaquinta venceu Kevin Lee por pontos, em decisão unânime dos juízes
Clint Hester venceu Andy Enz por pontos, em decisão unânime dos juízes
Rashid Magomedov venceu Tony Martin por pontos, em decisão unânime dos juízes
Neil Magny venceu Gasan Umalatov por pontos, em decisão unânime dos juízes