Topo

MMA


Nuguete fecha com vitória maratona de card preliminar; Overeem massacra Mir

Do UOL, em São Paulo

02/02/2014 01h09

Se dependesse do card preliminar para vender pay-per-view, o UFC 169, deste sábado, teve uma vida bem dura. Com todas as sete primeiras lutas terminadas por pontos, em decisão unânime dos juízes, essa verdadeira maratona foi fechada com uma vitória para o Brasil.

O ex-engraxate e ex-guardador de carros Alan Nuguete fez uma luta muito dura e muito parelha contra o canadense John Makdessi, mas conseguiu sua segunda vitória em seu segundo combate no Ultimate. A primeira tinha sido outubro passado no UFC Barueri, quando nocauteou Garett Whiteley.

O brasileiro foi bem principalmente no primeiro round, quando conseguiu golpear usando a distância e ainda derrubou o adversário. Makdessi até reagiu nos dois períodos seguintes, usando seus jabs, que machucavam Alan. Mas em uma luta parelha, os juízes acharam que isso não foi o suficiente para evitar a vitória de Nuguete por 29-28, 29-28, e 30-27.

Lineker perde para russo

Depois de ter precisado de duas chances para bater o peso da categoria mosca, o brasileiro Jonh Lineker acabou derrotado pelo russo Ali Bagautinov por pontos, em decisão unânime dos juízes, com um triplo 29-28.

O russo começou melhor na luta, ficando quase todo o primeiro round por cima, depois de derrubar o brasileiro nos primeiros segundos. Lineker conseguiu melhorar no período seguinte, acertando bons golpes na linha de cintura do adversário. Mas Bagautinov voltou com tudo para o terceiro round, dominou no clinch e no chão, garantindo a vitória.

Overeem massacra Mir por três rounds

Na luta que valia o emprego de quem vencesse, Alistair Overeem mostrou que ainda pode dar trabalho entre os pesos pesados do UFC. Fazendo uma luta segura, o holandês dominou o ex-campeão Frank Mir e venceu por pontos, em decisão unânimes dos juízes. Dessa maneira, o veterano enfileirou sua quarta derrota consecutiva e deve dar adeus ao maior evento de MMA do mundo.

Alistair mostrou o peso de suas mãos e joelhadas desde o começo. Dessa maneira, castigou Mir, que esboçou alguma reação apenas com rápidos momentos em que conseguia derrubar o adversário. Frank ainda tentou puxar Overeem para guarda, mas isso só serviu para ele apanhar ainda mais no ground-and-pound.

Card principal
Renan Barão nocauteou Urijah Faber a 3min42 do 1º round
José Aldo venceu Ricardo Lamas por pontos, em decisão unânime dos juízes
Alistair Overeem venceu Frank Mir por pontos, em decisão unânime dos juízes
Ali Bagautinov venceu John Lineker por pontos, em decisão unânime dos juízes
Abel Trujillo nocauteou Jamie Varner a 2min32 do 2º round

Card preliminar
Alan Nuguette venceu John Makdessi por pontos, em decisão unânime dos juízes
Chris Cariaso venceu Danny Martinez por pontos, em decisão unânime dos juízes
Nick Catone venceu Tom Watson por pontos, em decisão dividida dos juízes
Al Iaquinta venceu Kevin Lee por pontos, em decisão unânime dos juízes
Clint Hester venceu Andy Enz por pontos, em decisão unânime dos juízes
Rashid Magomedov venceu Tony Martin por pontos, em decisão unânime dos juízes
Neil Magny venceu Gasan Umalatov por pontos, em decisão unânime dos juízes