Topo

MMA


Miesha "apaga" Holm de maneira espetacular e é a nova campeã do UFC

Danilo Lavieri

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

06/03/2016 02h26

Miesha Tate surpreendeu e derrotou Holly Holm com uma finalização espetacular na madrugada deste domingo (6) em Las Vegas, nos Estados Unidos, no UFC 196. A desafiante esteve perto da vitória no mesmo modo no segundo round e conseguiu o triunfo no último, com um brilhante mata-leão.

Após conseguir encaixar o ataque, Tate brilhou ao manter a posição mesmo com a desesperada tentativa de Holm de se defender com uma cambalhota. Já no chão, a desafiante segurou a finalização até apagar sua oponente. Como ela não bateu, precisou o juiz intervir para encerrar a luta. 

O resultado faz a brasileira Amanda Nunes, que venceu Valentina Schevchenko no card preliminar, ter boas chances de disputar o cinturão da categoria, especialmente pela volta de Ronda Rousey ser uma incógnita.

No primeiro round, as duas mais se estudaram do que partiram para o combate. Miesha buscou alguns chutes, mas nunca conseguia encaixar em cheio. Holm, nitidamente lutando mais nos contra-ataques, se defendia dando seu chute lateral que já virou marca registrada. Na etapa seguinte, a desafiante logo conseguiu uma queda, ficou por cima da atual campeã, tentou finalizações e até trabalhou o ground and pound, com duras cotoveladas, conseguindo larga vantagem na marcação dos juízes.

Entre os 10 e 15 minutos de luta, Holm evitou todas as tentativas de queda de Miesha e foi levemente superior, não por causa de seus acertos, mas pela tentativa de buscar o ataque. A estratégia da desafiante se repetiu no penúltimo round, assim como o sucesso da campeã em evitar todas as tentativas de queda. Em pé, Holm mostrou superioridade. 

No round final, Miesha seguiu em busca da queda e, quando finalmente conseguiu, viu Holm tentar uma cambalhota para se livrar do mata-leão. Ela manteve a posição e apagou a adversária.