Topo

Lochte arranca no fim e bate Phelps para vencer 200 m livre; Felipe França na final

Ryan Lochte (à direita) vence duelo com Michael Phelps na final dos 200 m livre - David Gray/Reuters
Ryan Lochte (à direita) vence duelo com Michael Phelps na final dos 200 m livre Imagem: David Gray/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/07/2011 07h08

Com uma arrancada na segunda metade da prova, o norte-americano Ryan Lochte venceu o primeiro duelo com Michael Phelps em finais no Mundial de Natação de Xangai, na China, para ficar com a medalha de ouro nos 200 m livre.

Michael Phelps começou melhor na prova e bateu as duas primeiras viradas na liderança enquanto Lochte era apenas o terceiro colocado, mas a partir da terceira virada foi a vez de Phelps perder força e ver seu rival arrancar para vencer a prova, lhe deixando com a prata e o alemão Paul Biedermann com o bronze.

“É uma injeção de confiança muito grande. Foi a prova mais difícil que já disputei. Fiz tudo que pude nos treinamentos e senti que hoje era meu dia”, festejou o medalhista de ouro.

"Se não estou nadando tão rápido como alguns anos atrás é tudo minha culpa. Sei que se treinar o máximo que puder em um bom nível, eu posso nadar como eu quiser. Sinto que estou voltando à minha velha forma", analisou Phelps.

Lochte cravou o tempo de 1min44s44. O campeão olímpico Phelps, por sua vez, fez 1min44s79 e o alemão Biedermann, que defendia o título mundial, completou a prova em 1min44s88.

Os norte-americanos Michael Phelps e Ryan Lochte ainda voltam a duelar pelo ouro na prova dos 200 m medley pelo Mundial de Xangai, prova que terá sua final realizada na manhã de quinta-feira.

FELIPE FRANÇA: FINAL DOS 50 M PEITO

O brasileiro Felipe França se classificou sem maiores dificuldades para a final dos 50m peito. Ele só ficou atrás do sul-africano Cameron van der Burgh na segunda semifinal. O brasileiro havia feito o melhor tempo do ano na eliminatória (27s19) e baixou tal marca para 26s95, mas Van der Burgh, recordista mundial (26s67) levou a melhor na semi com 26s90. “Não estou na minha melhor forma física, mas estou muito bem de cabeça. Fico mais satisfeito a cada passo que dou, a cada degrau que subo”, avaliou Felipe.
DUPLA BRASLEIRA CAI NA SEMIFINAL

Kaio Marcio e Leonardo de Deus ficaram fora da final dos 200 m borboleta. Ambos nadaram a primeira semifinal. Kaio chegou em terceiro com o tempo de 1min56s06, resultado que o deixou em décimo lugar somadas as duas baterias. Leonardo de Deus foi o 13º de 16 competidores com 1min57s58. O multicampeão Michael Phelps esteve na segunda semifinal e avançou apenas com o terceiro melhor tempo.
CHINESA REAGE NO FIM E LEVA OURO

Na final dos 100 m costas, Jing Zhao, da China, fez a primeira virada em quinto lugar, mas impôs um ritmo forte no final, assumiu a ponta e garantiu a medalha de ouro (59s05)