Topo

Nicolas Oliveira faz 2° melhor tempo e se classifica para semifinais dos 200 m livre

Nicolas Oliveira se classificou para as semis dos 200 m livre em Barcelona - Satiro Sodré/Divulgação CBDA
Nicolas Oliveira se classificou para as semis dos 200 m livre em Barcelona Imagem: Satiro Sodré/Divulgação CBDA

Do UOL, em São Paulo

29/07/2013 07h10

Nicolas Oliveira foi o único brasileiro a se dar bem no Mundial de esportes aquáticos na manhã desta segunda-feira. Ele nadou os 200 m livre na quinta bateria e, com o tempo de 1min46s99, venceu sua prova e fez o segundo melhor tempo geral das eliminatórias. Ele só ficou atrás do britânico Robert Renwick, que venceu a sétima bateria com o tempo de 1min46s88.

Ele foi o único brasileiro a participar da prova, e nadará as semifinais na tarde desta segunda - o UOL Esporte acompanha ao vivo, a partir das 13h, o segundo dia de finais da natação no Mundial de Esportes Aquáticos.

Nicolas ficou à frente do francês Yannick Agnel, vencedor da prova nas Olimpíadas de Londres, que fez o 6° melhor tempo das eliminatórias: 1min47s40. Em 3°, ficou o holandês Sebastiaan Verschuren, seguido de Kosuke Hagino, do Japão, e Cameron McEvoy, da Austrália.

Ryan Lochte, melhor nadador americano e ex-rival de Michael Phelps, que se aposentou após Londres-2012, se classificou com a nona melhor marca.

“Meu objetivo era entrar. Não acabou ainda, mas estou feliz porque depois das Olimpíadas passei por um processo muito difícil para tentar me reerguer”, declarou Nicolas após a prova.

Mas se Nicolas surpreendeu e foi bem, os outros brasileiros tiveram uma péssima manhã. Na primeira prova do dia, os 100 m costas, Etiene Medeiros fez apenas o 21° tempo - 1min01s75 - e está fora das semifinais.

Também nos 100 m costas, mas masculino, Daniel Orzechowski igualou Etiene e ficou com a mesma 21ª posição. Ele fez o tempo de 55s09 e está fora das semifinais.

Mas a pior colocação ficou com Beatriz Travalon, nas eliminatórias dos 100 m peito. A jovem de 20 anos nadou apenas 1min11s39 sua prova e amargou a 39ª posição geral, sendo eliminada.

Finais

Na tarde desta segunda, o Brasil disputa duas finais. Cesar Cielo e Nicholas Santos fizeram os melhores tempos das semifinais dos 50 m borboleta e nadam como favoritos a decisão.

Pouco antes, na primeira prova da tarde, Felipe Lima nada a decisão dos 100 m peito, para a qual se classificou com o 5° melhor tempo.