Topo

Skatista tem coleção com 2 mil pares de tênis. E diz que usa todos eles

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

18/03/2014 06h00

Skatista, artista plástico e colecionador de tênis esportivos. Essa é a vida de Alessandro Jordão, o Alê, de 39 anos, dono de uma invejável coleção com cerca de dois mil pares de sneakers.  São modelos de cano alto, médio e baixo, alguns tematizados com bandas de rock como Sex Pistols, e até modelos com “asas” como o Adidas Jeremy Scott.

Ao contrário de algumas pessoas, que guardam as suas coleções em caixas e mantêm os calçados intactos, Alê e seu estilo skatista radical pensa de outra forma. “Eu sou meio anárquico mesmo, prefiro mais fazer uma montanha de tênis”, diz, apontando para um monte de modelos empilhados no chão que ainda não foram alinhados com os demais. 

“Assim como uma joia, você tem de usá-la, e por isso eu uso todos os que tenho, que inclusive são de numeração 44, meu número”, comenta. Com a quantidade que ele mantém estocada, é possível vestir um tênis diferente por dia durante seis anos.

Entre esses modelos ele mostra algumas preciosidades como um Adidas Bape N 500, um Elesse cano alto (no estilo do skatista americano Natas Kaupas) – seu preferido, - um Visvim e um Nike Yezzy, assinado pelo rapper americano Kanye West. Um tênis desse chega a US$ 5 mil (cerca de R$ 13 mil) em lojas especializadas.

“Algumas pessoas me falam que eu tenho apenas dois pés, porque eu preciso de mais de 10 pares? Assim como tem gente que se satisfaz com apenas três pares de tênis, eu faço da minha coleção inspiração para o meu trabalho artístico e estilo de vida”, prossegue. “Meu pai colecionava sapatos e gravatas. Cada um com sua mania.”