Topo

Tratado como herói sérvio, Djokovic pode estampar dinheiro local, diz jornal

Novak Djokovic pode estampar nota de 2 mil dinares sérvios, de acordo com o tabloide - Reprodução/The Sun
Novak Djokovic pode estampar nota de 2 mil dinares sérvios, de acordo com o tabloide Imagem: Reprodução/The Sun

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/07/2011 09h39

O sucesso no tênis tem elevado o sérvio Novak Djokovic, novo número um do mundo, ao status de herói nacional e após ser recepcionado por milhares de conterrâneos na chegada a Belgrado o jogador pode ser homenageado com seu rosto estampando as notas de 2 mil dinares sérvios (o equivalente a R$ 45), segundo o tabloide britânico The Sun.

MULTIDÃO RECEPCIONA NOVAK DJOKOVIC

O novo número 1 do mundo Novak Djokovic teve uma recepção de gala em seu retorno à Sérvia. Campeão de Wimbledon no último domingo, o tenista chegou a Belgrado nesta segunda em clima de festa promovido por dezenas de milhares de pessoas, segundo a imprensa local. Leia mais

Os responsáveis por desenhar o dinheiro em homenagem a Djokovic afirmam que a cor verde predominantemente utilizada simboliza a grama que foi comida pelo jogador no domingo após vencer Wimbledon pela primeira vez.

Dejan Soskic, diretor do Banco Nacional da Sérvia deve decidir nesta semana se aprova a proposta pelo dinheiro com o rosto do tenista.

Com sua campanha no tênis, Novak Djokovic tem sido usado como um símbolo para melhorar da Sérvia, marcada nos últimos anos por escândalos e crimes de seus representantes políticos, conforme destaca o jornal sérvio Blic nesta terça-feira.

Boris Tadic, presidente sérvio, aproveitou o título de Djokovic para apontar o jogador como um símbolo vitorioso. “Temos sofrido pressão durante um longo tempo. E essa vitória é uma coisa grande para a Sérvia. Novak realmente fez uma grande coisa para o nosso país”.

Mas os dirigentes internacionais acreditam que apenas Novak Djokovic não é capaz de mudar algo na Sérvia e apontam que o processo político de associação do país depende apenas de sua administração política.

“A mensagem mais importante dessa vitória é direta à Sérvia: apenas o trabalho diligente pode construir progresso e sucesso. A Sérvia e seus politicos precisam entender que apenas a Sérvia pode se colocar na União Europeia”, afirma Jelko Kacin, relator da Sérvia no Parlamento Europeu.